Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31380
Tipo: Dissertação
Título: Perfil de adoecimento e incapacidade para o trabalho entre profissionais de ensino: análise dos registros oficiais no Brasil
Autor(es): Pugas, Eliana Maria da Silva
Autor(es): Pugas, Eliana Maria da Silva
Abstract: O trabalho na docência é uma ocupação antiga que acompanha desde o início o processo de formação das pessoas, até a criação de uma identidade social. Reconhecer os agravos à saúde dos trabalhadores do ensino registrados em fontes oficiais do país e a incapacidade associada a estes eventos é fundamental para dimensionar as condições de saúde dos profissionais de ensino. A literatura apresenta estudos de agravos específicos, entretanto são necessários outros mais detalhados que forneçam um panorama relacionado à saúde destes profissionais advinda das notificações que possam subsidiar programas e políticas de intervenção. Este estudo teve como objetivo descrever os agravos e incapacidade para o trabalho entre os profissionais do ensino no Brasil, com base nas notificações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN. É um estudo descritivo de vigilância das notificações de agravos, com análise da casuística de agravos/doenças de notificação compulsória relacionadas ao trabalho tendo como denominador os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD. Foi realizado no período de 2007 a 2016 para a população dos profissionais de ensino (CBO 23 e CBO 33). A análise considerou as variáveis sociodemográficas e situação de trabalho tendo como foco os agravos de maior frequência: Acidente Grave, Acidente com Material Biológico, Ler/Dort, Intoxicação Exógena e Transtorno Mental para definição do Coeficiente de Incidência e evolução temporal. A evolução clínica de cada caso foi a base para avaliação da incapacidade para o trabalho. O estudo mostrou que houve um aumento significativo no número de notificações registradas no período investigado, com destaque para os agravos de natureza aguda e predominância para o sexo feminino. Houve maior frequência de incapacidade por transtorno mental e acidentes graves para trabalhadores com menos de cinco anos de trabalho. Embora os registros oficiais descrevam estimativas de agravos à saúde, ainda existe um distanciamento das condições reais de saúde dos profissionais de ensino no panorama nacional. A vigilância em saúde precisa de fortalecimento para que o correto dimensionamento dos agravos reflita o processo saúde/doença, facilite o diagnóstico precoce e suporte as ações de prevenção para os trabalhadores.
Palavras-chave: Doença ocupacional dos profissionais de ensino
Incapacidade para o trabalho
Saúde dos professores
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31380
Data do documento: 3-Fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Eliana Pugas - PPGSAt - final Add Fichas fiNAL.pdf973,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.