Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31358
Tipo: Tese
Título: Glicerina bruta na suplementação de cabras lactantes e avaliação da gordura do leite como fonte de microRNA mamário em bovinos
Autor(es): Novais, Daiane Lago
Autor(es): Novais, Daiane Lago
Abstract: O presente trabalho abrange dois domínios da zootecnia, um sobre nutrição e produção de ruminantes e o outro sobre a biologia molecular e expressão gênica (epigenética). A tese foi dividida em duas partes: a primeira sobre a utilização de alimentos alternativos no desempenho de cabras lactantes e a segunda sobre a utilização de uma fonte não invasiva de microRNA em bovinos. PARTE I – Avaliar a inclusão de níveis de glicerina bruta no suplemento de cabras lactantes em pastagem. Oito cabras da raça Alpina, com peso corporal de 45,2 ± 7,5 kg, distribuídas em quadrado latino duplicado, foram utilizadas para avaliar os efeitos dos níveis de glicerina bruta (0, 35, 70, 105 g kg-1 MS) sobre o consumo, digestibilidade, balanço de nitrogênio, metabólitos sanguíneos, produção, composição e perfil dos ácidos graxos do leite. Os resultados mostraram que o uso da glicerina bruta não limita o consumo de matéria seca, reduz a excreção de nitrogênio via urina e aumenta o nitrogênio retido em relação ao ingerido. Reduz a glicose pré-prandial, sendo esta reestabelecida quatro horas após o fornecimento do suplemento contendo a GB. Aumenta a percentagem da gordura do leite, além de elevar a concentração dos ácidos graxos poli-insaturados do leite. PARTE II – Avaliar o uso da gordura do leite como fonte não invasiva de microRNAs (miRNAs) e verificar sua representatividade na glândula mamária, além de comparar o perfil dos miRNAs candidatos entre glândula mamária (GM) e glóbulo de gordura do leite (GG). Assim, o estudo foi conduzido no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA). Foram utilizadas 12 vacas lactantes da raça Holandesa. O RNA total foi extraído a partir da GM e GG desses animais. Nove miRNAs (miR-29a, miR- 125b, miR-126, miR-141, miR-148a, miR-204, miR-223, miR-320a e miR-494) foram escolhidos com base na sua expressão na glândula mamária realizadas por ensaios com a utilização de RT- qPCR. Dentre os miRNAs analisados, dois não foram encontrados no GG (miR-126 e miR-204). Três foram significativamente mais abundantes na GM (miR-29a, miR-125b e miR-148a). Quatro miRNAs foram igualmente expressos na GM e GG (miR-141, miR-223, miR-320a e miR-494). Tais resultados sugerem que existem mecanismos seletivos da passagem dos miRNAs para o leite ou existem expressões específicas nos diferentes tipos de células na GM. Glóbulo de gordura do leite pode ser utilizado como fonte não invasiva de miRNAs, mas não refletem exatamente o que ocorre na glândula mamária.
Palavras-chave: Coproduto
Glândula mamária
Leite
Ruminantes - Genética
Ruminantes - Alimentação e rações
CNPq: Nutrição e Alimentação Animal
País: brasil
Sigla da Instituição: POSZOO-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Zootecnia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31358
Data do documento: 31-Jan-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGZOO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daiane Lago Novais - 29-03-2017.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.