Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31344
Tipo: Tese
Título: Alterações esqueléticas e desenvolvimento zootécnico de larvas e juvenis de peixes marinhos de interesse da piscicultura
Autor(es): Tosta, Gitonilson Antonio Moreira
Autor(es): Tosta, Gitonilson Antonio Moreira
Abstract: A reprodução de espécies marinhas em cativeiro tem deparado com uma alta incidência de deformidades esqueléticas nas larvas, significativas perdas econômicas e baixa qualidade do produto. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento zootécnico e alterações morfológicas em larvas e juvenis de espécies marinhas de interesse para a piscicultura. Foram selecionadas, garoupa verdadeira Epinephelus marginatus, a carapeba Eugerres brasilianus e o bijupirá Rachycentron canadum. Os juvenis de garoupa verdadeira foramobtidos por desova natural no Instituto de Pesca de São Paulo – Ubatuba. Após 60 dias de cultivo, restaram 700 juvenis, dos quais, 42% apresentavam malformações esqueléticas. Foram coletados aleatoriamente dez exemplares de garoupas verdadeiras com comprimento total de 6,4  0,8 cm e peso de 5,0  1,4 g. Eutanasiados, fixados com injeção de formaldeído a 10% e, posteriormente diafanizados. Foi possível identificar a ocorrência de lordose, cifose e escoliose em nove dos dez exemplares coletados, com 8 a 12 desvios por animal, cujas medidas dos ângulos dos desvios cifolordóticos variaram de 65º a 154º, enquanto os ângulos dos desvios laterais (escoliose) variaram de 61º a 135º. Larvas de carapeba foram produzidas no Laboratório de Piscicultura Marinha da UFSC, por desova induzida por hormônios e larvas de bijupirá fornecidas pela empresa Bahia Pesca em Santo Amaro, Bahia. As larvas foram coletadas nos dias 1, 5, 10 e 15 após a eclosão, sendo 15 exemplares de cada espécie a cada dia. Foram tomadas as medidas do comprimento padrão (CP), comprimento da cabeça (CC), altura do corpo (AC) e diâmetro do olho (DO), em um experimento inteiramente casualizado. Os dados foram submetidos a regressão, transformados em logaritmo e correlacionados, obtendo o padrão alométrico das variáveis estudadas. As larvas de carapeba apresentaram 25% de deformidades esqueléticas. Não foram encontradas deformidades nas larvas de bijupirá. As larvas de carapeba e de bijupirá, tiveram crescimento alométrico positivo para a altura do corpo e comprimento da cabeça em função do comprimento padrão, seguido de crescimento alométrico negativo para diâmetro do olho em função do comprimento da cabeça, indicando que as partes do corpo alteram-se de maneira desigual, com prioridade para as estruturas da cabeça.
Palavras-chave: Bijupirá
Garoupa
Carapeba
Deformidades
Malformações esqueléticas
CNPq: Aquicultura
País: Brasil
Sigla da Instituição: POSZOO-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Zootecnia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31344
Data do documento: 31-Jan-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGZOO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GITONILSON ANTÔNIO MOREIRA TOSTA.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.