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Tipo: Dissertação
Título: Ciência, raça e literatura: as contribuições de uma exposição itinerante para educação das relações étnico-raciais
Autor(es): Dias, Thiago Leandro da Silva
Autor(es): Dias, Thiago Leandro da Silva
Abstract: A exposição ciência, raça e literatura tem sido realizada de modo itinerante em museus, escolas e universidades desde 2013, com abordagem educacional e temática central relacionadas ao desenvolvimento histórico do conceito de raça. Ao longo do processo de itinerância, avaliações da equipe curadora e resultados de estudos com visitantes apontaram para o papel que a exposição poderia desempenhar na implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 em salas de aula e espaços não formais de educação. A presente pesquisa de mestrado pretende avaliar as potencialidades da exposição ciência, raça e literatura em promover uma educação das relações étnico-raciais, buscando analisar o potencial do acervo expositivo a partir da avaliação de especialistas. Inicialmente, construímos parâmetros em forma de objetivos educacionais para relações étnico-raciais e procedemos validação de conteúdo com a participação de professoras/es, pesquisadoras/es e ativistas de movimento social envolvidas/os na proposição, elaboração e/ou implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Essa etapa da investigação subsidiou a construção do instrumento de pesquisa utilizado na avaliação do acervo expositivo. Também estudamos o processo de concepção e montagem da exposição e identificamos princípios, intenções comunicacionais, educacionais e unidades temáticas (expositivas). Posteriormente, convidamos especialistas que visitaram a exposição ao longo da sua itinerância para avaliarem a potencialidade dos recursos e unidades expositivas em promover os objetivos educacionais validados. Para tanto, construímos uma plataforma virtual de avaliação a partir da digitalização de parte do acervo da exposição, adaptando o método da lembrança estimulada (LE) para os/as especialistas visitantes se recordarem das unidades temáticas e realizarem avaliação por meio de um questionário online. Os dados dessa etapa foram complementados com o registro audiovisual de duas visitas comentadas por pesquisadoras/es da área. Os resultados indicam que o fato da exposição ser itinerante, contextual e envolver um processo de curadoria autoral-coletiva, confere a ela possibilidades de maior interlocução de atores e instituições na implementação de seus objetivos. Foi verificado um elevado nível de concordância dos/as especialistas com a potencialidade da exposição em promover educação das relações étnico-raciais, resultado que endossa a contribuição da exposição para a perspectiva educacional em questão. A pesquisa também trouxe importante informação em relação às diretrizes para futuras edições da exposição ou intervenções que dela derivem - questões como maior investimento na abordagem explícita da interseccionalidade raça-classe-gênero, maior atenção com a história, cultura e conhecimento dos povos indígena e veiculação de imagens e discursos positivos dos/sobre os povos negros e indígenas, assim como suas histórias de protagonismo, luta e resistência.
ABSTRACT: The exhibition Science, Race and Literature has been itinerantly held in museums, schools and universities since 2013, with educational approach and central theme related to the historical development of the concept of race. Throughout the roaming process, curator team assessments and visitor study findings pointed to the role that the exhibition could play in implementing Laws 10.639/03 and 11.645/08 in classrooms and non-formal education spaces. This research aims to evaluate the potential of exposure science, race and literature in promoting an education of ethnic-racial relations, seeking to analyze the potential of the expository collection from expert evaluation. Initially, we constructed parameters in the form of educational objectives for ethnic-racial relations and proceeded to validate content with the participation of teachers, researchers and social movement activists involved in proposing, drafting and / or implementing Laws 10.639/03 and 11.645/08. This stage of the investigation subsidized the construction of the research instrument used in the evaluation of the expository collection. We also study the process of conception and assembly of the exhibition and identify principles, communicational intentions, educational and thematic units (expository). Subsequently, we invited specialists who visited the exhibition throughout its itinerary to evaluate the potentiality of resources and exhibition units to promote validated educational objectives. To this end, we built a virtual evaluation platform by digitizing part of the exhibition's collection, adapting the stimulated memory method for visiting specialists to remember the thematic units and to perform evaluation through an online questionnaire. The data from this stage were complemented with the audiovisual record of two visits commented by researchers in the area. The results indicate that the fact that the exhibition is itinerant, contextual and involves a process of author-collective curation, gives it possibilities of greater dialogue between actors and institutions in the implementation of its objectives. There was a high level of agreement of the experts with the potential of exposure to promote education of ethnic-racial relations, a result that endorses the contribution of exposure to the educational perspective in question. The research also provided important information regarding guidelines for future editions of the exhibition or interventions that derive from it - issues such as increased investment in explicitly addressing race-class-gender intersectionality, greater attention to the history, culture and knowledge of indigenous peoples and the dissemination of positive images and discourses of / about the black and indigenous people, as well as their stories of protagonism, struggle and resistance.
Palavras-chave: Leis 10.639/03 e 11.645/08
Racismo científico
Educação científica não-formal
scientific racism
non-formal scientific education
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31287
Data do documento: 20-Jan-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

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