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Title: A lógica dos problemas e das conclusões principais identificadas na produção do conhecimento stricto sensu de professores que trabalham nos cursos de educação física na Bahia- 1982 a 2018: limites e contradições
Authors: Vilas Bôas Júnior, Jaildo Calda dos Santos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Santos Júnior, Cláudio de Lira
Keywords: Educação Física;Epistemologia;Lógica;Produção do conhecimento
Issue Date: 8-Jan-2020
Abstract: Esta dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa Educação, Cultura Corporal e Lazer do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL) e pretende contribuir com a atualização dos estudos que vêm sendo desenvolvidos no eixo produção do conhecimento da pesquisa matricial do LEPEL. Tomamos como fontes de dados e informações 100 dissertações e 32 teses de professores que trabalham em cursos de Educação Física no Estado da Bahia – 1982 a 2018, abordando, enquanto objeto da pesquisa, o reconhecimento da lógica que é instituída pelos problemas de investigação e conclusões principais tratadas na totalidade da referida produção stricto sensu. O nosso problema de investigação consiste na seguinte pergunta síntese: Em que lógica se desenvolvem os problemas de investigação e as conclusões principais levantadas na realidade da produção do conhecimento stricto sensu dos professores de educação física, que trabalham nos cursos da referida área, no estado da Bahia, em vistas ao período de 1982 a 2018, considerando uma análise para reconhecer na lógica da investigação os limites e as contradições? O objetivo geral é elaborar um balanço sobre lógica dos problemas de investigação e as conclusões principais destacadas na produção do conhecimento stricto sensu, dos professores de educação física que trabalham nos cursos da referida área, no estado da Bahia, entre 1982 à 2018, considerando uma análise para reconhecer na lógica de investigação os limites e contradições. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa documental, tendo como método de investigação o materialismo histórico e dialético; o processo teórico-metodológico investigativo é baseado em estudos de Kosik (1976), que se fundamenta em três graus do pensamento investigativo de Marx, a saber: 1. Minuciosa apropriação histórica do objeto com pleno domínio do material investigado; 2. análise das formas de desenvolvimento do material investigativo sobre o objeto; 3. Investigação da coerência interna do objeto. Os resultados apontam que os problemas de investigação e as conclusões principais das produções analisadas, por apontarem predominância de 48% de produções baseadas em fundamentos do sistema da lógica formal, e 24 % nem sequer apresentarem um problema de investigação; por não desenvolverem uma investigação que não toma por base a raiz de problemas concretos em que se inserem os objetos de estudo, estas produções não apresentam fundamentos que levem a pesquisa a ter rigorosidade teórico-metodológica, bem como não considera a totalidade da realidade em que o objeto está inserido; estas produções sustentam um projeto histórico que preserva e alimenta a lógica da sociedade capitalista por explicarem os objetos no campo do idealismo; essa realidade gera para a produção do conhecimento da área de Educação Física limites e contradições que foram reconhecidas em análises das 132 produções stricto sensu; Nestas produções, há um volume menor de 28% que apontam em seus problemas investigativos e conclusões principais um processo sustentado por uma dada lógica que permite o reconhecimento de problemas concretos e a construção de perguntas de investigação que abarcam um sistema de pensamento científico, que se apoia na lógica dialética, cujas propostas visam desenvolver objetos de conhecimentos que contribuem para a realidade transitória de uma sociedade capitalista para uma sociedade socialista.
ABSTRACT: This dissertation is linked to the Education, Body Culture and Leisure Research Line of the Graduate Education Program (PPGE) and to the Laboratory of Studies and Research in Physical Education, Sport and Leisure (LEPEL) and intends to contribute to the updating of the studies that have been developed in the production axis of knowledge of LEPEL matrix research. We take as sources of data and information 100 dissertations and 32 theses of teachers who work in Physical Education courses in the State of Bahia - 1982 to 2018, approaching, as object of the research, the recognition of the logic that is instituted by the research problems and conclusions. treated in the entirety of that production stricto sensu. Our research problem consists of the following synthesis question: In what logic are the research problems developed and the main conclusions raised in the reality of the production of stricto sensu knowledge of the physical education teachers who work in the courses of this area, in the state of Bahia, considering the period from 1982 to 2018, considering a analysis to recognize in the logic of the investigation the limits and contradictions? The general objective is elaborate a balance about the logic of the research problems and the main conclusions highlighted in the production of stricto sensu knowledge of the physical education teachers who work in the courses of this area, in the state of Bahia, from 1982 to 2018, considering an analysis to recognize in logico of the investigation the limits and contradictions. Regarding the methodology, it is a documentary research, having as research method historical and dialectical materialism; The investigative theoretical-methodological process is based on studies by Kosik (1976), which is based on three degrees of Marx's investigative thought, namely: 1. Thorough historical appropriation of the object with full mastery of the investigated material; 2. analysis of the forms of development of the investigative material about the object; 3. Investigation of the internal coherence of the object. The results indicate that the research problems and the main conclusions of the analyzed productions, since they point out predominance of 48% of productions based on the formal logic system, and 24% do not even present a research problem; Because they do not develop an investigation that is not based on the root of concrete problems in which the objects of study are inserted, these productions do not present the foundations that lead the research to have theoretical and methodological rigor, as well as not considering the totality of the reality in which it occurs. the object is inserted; These productions support a historical project that preserves and feeds the logic of capitalist society by explaining objects in the field of idealism; This reality generates limits and contradictions for the production of knowledge in the Physical Education area, which were recognized in the analysis of 132 stricto sensu productions; In these productions, there is a smaller volume of 28% that point in their investigative problems and main conclusions a process supported by a given logic that allows the recognition of concrete problems and the construction of research questions that encompass a system of scientific thought that It supports the dialectical logic, whose proposals aim to develop objects of knowledge that contribute to the transitory reality of a capitalist society to a socialist society.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31252
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