Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31183
Tipo: Outros
Título: A implantação da disciplina de Pré-Cálculo nos cursos de Graduação do Centro Tecnológico da UFSC.
Autor(es): Bellettini, Mayara
Souza, Irineu Manoel de
Autor(es): Bellettini, Mayara
Souza, Irineu Manoel de
Abstract: Questões como reprovação e retenção nos cursos de graduação tornaram-se mais expressivas nas últimas décadas. As universidades vêm buscando alternativas que possibilitem atenuar dificuldades e, assim, reduzir esses índices. Na Universidade Federal de Santa Catarina, as disciplinas de Cálculo apresentam elevados índices de reprovação e evasão na área de Ciências Exatas. Dessa forma, este trabalho teve o intuito de conhecer o processo de implantação da disciplina de Pré-cálculo nos cursos do Centro Tecnológico da UFSC. Foi realizada uma investigação qualitativa, descritiva e exploratória, caracterizada como ex post facto, que teve seus dados coletados por meios bibliográficos e documentais. Verificou-se que a disciplina de Pré-Cálculo compreende-se no projeto de reestruturação das disciplinas oferecidas pelo Departamento de Matemática (MTM/CFM), com vistas à melhoria e modernização do ensino da Matemática na Instituição. Os resultados indicam que a implantação da disciplina de pré-cálculo pelo Departamento de Matemática consistiu em uma excelente inovação no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de cálculo nos cursos do Centro tecnológico da UFSC.
Palavras-chave: Pré-cálculo
Ensino
Centro Tecnológico
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31183
Data do documento: Out-2019
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A-IMPLANTAÇÃO-DA DISCIPLINA-DE-PRÉ-CÁLCULO-NOS-CURSOS-DE-GRADUAÇÃO-DO-CENTRO-TECNOLÓGICO-DA-UFSC.pdf246,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.