Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31160
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Agências de checagem e o trabalho de combate à desinformação: um estudo de caso dos projetos comprova e fato ou fake
Autor(es): Gomes, Thiago Freire Andre
Autor(es): Gomes, Thiago Freire Andre
Abstract: A disseminação em massa de fake news e desinformação na internet, intensificada após a eleição presidencial estadunidense de 2016, gera desordem informacional e desestabiliza o processo democrático. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo realizar pesquisa exploratória acerca dos métodos de combate às fake news através do trabalho das agências de checagem, relatando seus avanços e deficiências. Em específico, foi realizado um estudo de caso dos projetos Comprova e Fato ou Fake, duas iniciativas brasileiras de fact-checking colaborativo entre veículos já existentes, de abrangência nacional e local. Analisou-se, durante três meses, o impacto das publicações dos projetos. Utilizando a ferramenta CrowdTangle, mediu-se os indicadores de engajamento nas redes sociais. Os resultados obtidos revelam que Comprova e Fato ou Fake possuem impacto significativo e estão à frente de outras iniciativas do mercado brasileiro. Não são, no entanto, suficientes. A pesquisa conclui que, para dissipar a desordem informacional é preciso utilizar vários métodos de combate.
Palavras-chave: Fake news
Desinformação
Fact-checking
Checagem
Comprova
Fato ou fake
Jornalismo digital
CNPq: comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31160
Data do documento: 17-Dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Agências de checagem e o trabalho de combate à desinformação.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.