Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31122
Tipo: Outros
Título: Avaliação externa e avaliação institucional: o que nos dizem os projetos pedagógicos de cursos de uma Instituição Federal de Ensino?
Autor(es): Nascimento, Jaqueline Dourado do
Santos Júnior, Edmilson José dos
Gonçalves, Wezley Ricardo Bezerra
Santos, Cinthia Lima dos
Autor(es): Nascimento, Jaqueline Dourado do
Santos Júnior, Edmilson José dos
Gonçalves, Wezley Ricardo Bezerra
Santos, Cinthia Lima dos
Abstract: A avaliação externa e a avaliação institucional são elementos importantes para a reflexão sobre as práticas pedagógicas e a qualidade do ensino nas instituições de ensino superior (IES). Assim, este trabalho analisa de que modo as avaliações externas e a avaliação institucional estão descritas nos Projetos Pedagógicos de Cursos de graduação de uma instituição pública de ensino superior. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, com a análise documental. Foram analisados os projetos pedagógicos dos cursos de graduação. Observou-se que a maioria dos PPC abordam de maneira superficial, a avaliação externa, especificamente sobre o Sinaes e o Enade e a avaliação institucional, a avaliação direcionada para fins de regulação do sistema. Há falta de compreensão entre a diferença da autoavaliação institucional e a avaliação de cursos. Assim, como existe uma ausência da articulação da avaliação institucional ou externa para melhoria dos PPC. O uso dos resultados das avaliações tem ocorrido de maneira limitada no contexto investigado. Nesse sentido, torna-se essencial a implementação de uma cultura avaliativa, tendo a avaliação como um elemento de contribuição para um conhecimento aprofundado da realidade e melhoria dos processos de gestão e pedagógicos.
Palavras-chave: Avaliações Externas
Projetos Políticos Pedagógicos
Avaliação Institucional
Gestão
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31122
Data do documento: Out-2019
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.