Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31070
Tipo: Dissertação
Título: Da praça pública ao consumo digital: o consumo cultural de jovens universitários do município de Senhor do Bonfim (BA)
Autor(es): Santana, Adriana Alves
Autor(es): Santana, Adriana Alves
Abstract: Esta dissertação investiga o consumo cultural de jovens estudantes universitários residentes em Senhor do Bonfim, município localizado no interior da Bahia, a fim de compreender quais atividades culturais estão presentes em suas trajetórias pessoais e os fatores que atuam como motivadores para esse consumo. O trabalho utilizou como metodologia a pesquisa de campo quantitativa e qualitativa e como instrumentos para coleta de dados o questionário online e entrevistas semiestruturadas. A dissertação divide-se em três capítulos, sendo o primeiro voltado para a compreensão dos conceitos fundamentais que norteiam o trabalho – cultura, juventudes e consumo cultural – e a apresentação das principais pesquisas realizadas no Brasil sobre o tema do consumo cultural. O segundo capítulo dedica-se à análise da cena cultural e da rede universitária de Senhor do Bonfim, além de discorrer a respeito da universidade à qual se vinculam os jovens investigados – a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O último capítulo se volta à apresentação e interpretação dos dados coletados durante a etapa de campo junto a 132 estudantes que responderam ao questionário e cinco estudantes que concederam entrevistas em profundidade. Acreditamos que este estudo pode contribuir para o reconhecimento de aspectos culturais característicos de cidades de pequeno e médio porte, até então não priorizadas pelas grandes pesquisas desenvolvidas sobre o consumo cultural brasileiro, assim como fornecer subsídios para a criação de políticas culturais locais que se pautem pelos reais interesses do público morador de Senhor do Bonfim.
Palavras-chave: consumo cultural
juventudes
públicos da cultura
Senhor do Bonfim
universidade
CNPq: Ciências Humanas
País: brasil
Sigla da Instituição: IHAC
Pós-cultura
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31070
Data do documento: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação final - Adriana Alves Santana.pdf4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.