Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31005
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Videos publicitários da Bahiatursa: a construção discursiva do produto bahia em duas gestões do órgão de promoção ao turismo 2003 2010
Autor(es): Santos, Daiane de Vasconcellos
Autor(es): Santos, Daiane de Vasconcellos
Abstract: Este trabalho monográfico versa sobre a análise dos vídeos publicitários da Bahiatursa entre 2003 e 2010. O enfoque desta pesquisa é a comparação de dois modelos discursivos sobre o Produto Bahia nas respectivas gestões: a primeira sob à presidência de Cláudio Taboaba (2003-2006) e, a segunda com Emília Salvador (2007-2010). Neste sentido, o recorte temporal do trabalho, será a partir da observação do posicionamento de marca do Produto Bahia, analisando suas semelhanças e diferenças entre duas gestões e modelos de governos diferenciados. Para tanto, alguns questionamentos permeiam a pesquisa: como a Bahia é projetada nos anúncios publicitários de Cláudio Taboaba (2003-2006) e na gestão de Emília Salvador (2007-2010)? O que mudou ao longo desses referidos anos no posicionamento discursivo da Bahiatursa com relação ao Produto Bahia? Embora, cada gestão fosse vinculada a um governo de Estado diferente, o conceito de Bahia continuou sendo o mesmo? A Bahiatursa como órgão oficial na promoção do turismo baiano tem como uma de suas atribuições, divulgar o Estado e funcionar como “porta-voz” do governo. Como fundamentação teórica, o trabalho apresentará a noção de mundo possível de Semprini, o conceito de mito criado por Barthes e a proposta da ridimensionalidade do discurso de Fairclough.
Palavras-chave: Turismo - Bahia
Produto Bahia
Bahiatursa - Análise do discurso
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31005
Data do documento: 4-Dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Daiane Vasconcellos.pdfTCC974,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Capa, sumário, resumo.pdf34,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.