Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30817
Tipo: Dissertação
Título: Educação financeira no YouTube: uma análise de conteúdo baseada em aprendizagem de máquina com modelos de tópicos
Autor(es): Mota, Daniel Castro
Autor(es): Mota, Daniel Castro
Abstract: A educação financeira vem se tornando cada vez mais importante mundialmente e o desenvolvimento da internet fez com que, nos últimos anos, surgissem diversos canais no YouTube para tratar do tema. A experiência dos produtores de conteúdo é bastante diversa: alguns são consultores financeiros profissionais com vasta formação, enquanto outros são iniciantes que compartilham suas experiências financeiras. Este estudo tem como objetivo analisar a oferta de educação financeira (entendida como o conteúdo que é postado pelos youtubers) e a demanda por educação financeira (entendida como a visualização desse conteúdo pelos usuários) de forma a entender quais temas são discutidos e qual o interesse dos usuários por esses temas. Utilizou-se uma abordagem inovadora com modelos de tópicos, um instrumento de mineração de texto baseado em aprendizado de máquina (machine learning), para analisar e rotular as transcrições de áudio de 6 711 vídeos, correspondentes a mais de 1 400 horas de duração. Os tópicos gerados foram divididos em categorias propostas a partir da premissa de que os conceitos tratados em educação financeira apresentam estágios variados de sofisticação e complexidade, os quais o indivíduo aprende gradativamente, com o objetivo de melhorar seu bem-estar financeiro. A análise dos indicadores de oferta e demanda revela que os produtores e usuários de conteúdo de educação financeira no YouTube estão mais interessados em temas de menor sofisticação e mais voltados para o curto prazo, confirmando, portanto, a hipótese inicial do trabalho, uma vez que no Brasil ainda não se criou uma cultura de poupança e investimento, ainda é uma economia em desenvolvimento, possui desigualdade social e deficiências na área de educação. Os resultados poderão contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que conscientizem a população para a importância de planejamento financeiro de longo prazo.
Palavras-chave: Alfabetização financeira
Conhecimento financeiro
Educação financeira
Modelos de tópicos
Mineração de texto
Aprendizagem de máquina
YouTube
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30817
Data do documento: 24-Out-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel Castro.pdf8,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.