Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30817
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação financeira no YouTube: uma análise de conteúdo baseada em aprendizagem de máquina com modelos de tópicos |
Autor(es): | Mota, Daniel Castro |
Autor(es): | Mota, Daniel Castro |
Abstract: | A educação financeira vem se tornando cada vez mais importante mundialmente e o desenvolvimento da internet fez com que, nos últimos anos, surgissem diversos canais no YouTube para tratar do tema. A experiência dos produtores de conteúdo é bastante diversa: alguns são consultores financeiros profissionais com vasta formação, enquanto outros são iniciantes que compartilham suas experiências financeiras. Este estudo tem como objetivo analisar a oferta de educação financeira (entendida como o conteúdo que é postado pelos youtubers) e a demanda por educação financeira (entendida como a visualização desse conteúdo pelos usuários) de forma a entender quais temas são discutidos e qual o interesse dos usuários por esses temas. Utilizou-se uma abordagem inovadora com modelos de tópicos, um instrumento de mineração de texto baseado em aprendizado de máquina (machine learning), para analisar e rotular as transcrições de áudio de 6 711 vídeos, correspondentes a mais de 1 400 horas de duração. Os tópicos gerados foram divididos em categorias propostas a partir da premissa de que os conceitos tratados em educação financeira apresentam estágios variados de sofisticação e complexidade, os quais o indivíduo aprende gradativamente, com o objetivo de melhorar seu bem-estar financeiro. A análise dos indicadores de oferta e demanda revela que os produtores e usuários de conteúdo de educação financeira no YouTube estão mais interessados em temas de menor sofisticação e mais voltados para o curto prazo, confirmando, portanto, a hipótese inicial do trabalho, uma vez que no Brasil ainda não se criou uma cultura de poupança e investimento, ainda é uma economia em desenvolvimento, possui desigualdade social e deficiências na área de educação. Os resultados poderão contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que conscientizem a população para a importância de planejamento financeiro de longo prazo. |
Palavras-chave: | Alfabetização financeira Conhecimento financeiro Educação financeira Modelos de tópicos Mineração de texto Aprendizagem de máquina YouTube |
CNPq: | Ciências Sociais Aplicadas |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30817 |
Data do documento: | 24-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (NPGA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniel Castro.pdf | 8,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.