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Title: Terceirização no serviço público sob a ótica da teoria dos custos de transação no IFNMG
Authors: Mota, Samuel Real
Keywords: Custos de transação;Serviço público;Terceirização
Issue Date: 24-Oct-2019
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso da governança no Instituto Federal de Educação do Norte de Minas nas contratações de serviços terceirizados de mão de obra, sob a ótica da teoria dos custos de transação aplicada ao serviço público. Dentro deste contexto, foram exploradas temáticas desta teoria, como o oportunismo, a incerteza, a especificidade de ativos e os mecanismos de governança nas relações entre os agentes públicos e seus fornecedores. Para consecução deste objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa na forma de um estudo do caso na instituição, utilizando-se da pesquisa documental, da aplicação de questionários e realização de entrevistas de sujeitos chaves. Foi utilizado análise de conteúdo nas entrevistas e nos documentos consultados. O questionário foi analisado estatisticamente com a intenção de encontrar associações entre as variáveis do estudo. Para isso foi aplicado técnicas de correlação e regressão. Os dados oriundos das três formas de coleta foram comparados e analisados com a literatura consultada. Foi possível dizer que as relações existentes entre os agentes públicos e seus fornecedores, propiciam um ambiente de confiança e cooperação que tende a minimizar comportamentos indesejados. Como resultado, as variáveis relacionadas aos pressupostos comportamentais, demonstraram associações negativas e significativas. Por fim, foi sugerida a realização de futuras pesquisas utilizando diferentes métodos e contextos.
The objective of this research was to analyze the use of governance in the Federal Institute of Education of the North of Minas Gerais in the contracting of outsourced labor services from the perspective of the transaction costs theory applied to the public service. Within this context, theories of opportunism, uncertainty, asset specificity and governance mechanisms in the relations between public agents and their suppliers were explored. To achieve this objective, a qualitative study was carried out in the study of the institution's case, using documentary research, questionnaire application and interviews of key subjects. Content analysis was used in interviews and documents consulted. The questionnaire was statistically analyzed with the intention of finding associations between the variables of the study. For that, correlation and regression techniques were applied. Data from the three forms of collection were compared and analyzed with the literature consulted. It was possible to say that the existing relations between the public agents and their suppliers provide an environment of trust and cooperation that tends to minimize unwanted behaviors. As a result, variables related to behavioral assumptions showed negative and significant associations. Finally, it was suggested to conduct future research using different methods and contexts
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30816
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