Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30741
Tipo: Dissertação
Título: A utilização do ciclo PDCA e da ferramenta online Tuctor na preparação de concursos para clarinetistas: um plano estratégico
Autor(es): Silva Filho, Jovany Gomes da
Autor(es): Silva Filho, Jovany Gomes da
Abstract: Este trabalho apresenta o que foi desenvolvido durante o meu transcurso no mestrado profissional da UFBA. Trata-se, na primeira parte, de um memorial, no qual relato de que maneira o curso impactou minha vida musical. Na segunda parte, apresento um artigo científico que se trata de um relato de experiência que tem o objetivo de descrever o processo de preparação para a minha participação do III concurso Devon&Burgani, destinado a jovens clarinetistas, utilizando o Ciclo de Deming (PDCA) e a ferramenta online Tuctor como alternativas para sistematizar as práticas musicais. Derivado desse objetivo, temos dois objetivos específicos: propor um plano estratégico para a preparação de performances de clarinetistas e desenvolver estratégias para a otimização do tempo de estudo de práticas musicais. Também conhecido como PDCA, o ciclo de Deming é constituído por quatro etapas (planejar, executar, verificar e agir) que possibilitam monitoramento, ação continua, além de auxiliar estudantes na identificação e correção de possíveis irregularidades no planejamento. A ferramenta online Tuctor permite criar um plano de estudo de forma facilitada, com racionalidade, método e eficiência. A utilização dessas ferramentas resultou em melhorias constantes nos aspectos técnicos e interpretativos das peças estabelecidas no edital do concurso prestado. Por fim, apresento um manual para elaboração de planejamento de práticas musicais na ferramenta online Tuctor, produto que foi gerado ao término desse ciclo.
Palavras-chave: Clarinetistas, Plano Estratégico, Clarineta, Preparação para Concursos, Relato de Experiência.
CNPq: Arte/Música
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30741
Data do documento: 11-Out-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO FINAL OFICIAL apos feedback.pdf5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.