Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30733
Tipo: Dissertação
Título: Jacson do Espírito Santo: instâncias de representação da dança em Salvador: espaços de colaboração e políticas públicas
Autor(es): Espírito Santo, Jacson
Autor(es): Espírito Santo, Jacson
Abstract: A pesquisa visa analisar as instâncias de representação da dança que atuam na formulação de políticas públicas, em Salvador. São objetos desta pesquisa as associações, fóruns, coletivos, colegiados, conselhos, entre outras configurações de representação de classe. A hipótese é: a articulação em caráter colaborativo das instâncias de representação da dança em Salvador interfere diretamente na construção de políticas específicas para o setor, em todas as instâncias federativas. A abordagem é quantitativa e qualitativa a partir do procedimento técnico de pesquisa participante, à luz dos aportes teóricos de Marila Vellozo, Albino Rubim, Dennys Cuche, Antonio Gramsci e Noberto Bobbio. A análise dessas instâncias buscou compreender o perfil desses sujeitos, seus discursos, contextos, organização e entendimento sobre as políticas culturais, partindo do contexto da institucionalização das políticas, metas e programas formulados para o setor da dança no período de 2003 a 2016. Foram avaliados ao longo desta investigação: os avanços, as práticas e articulações que contribuíram para o entendimento mais ampliado sobre a atuação transdisciplinar e de natureza colaborativa desses sujeitos e organizações. O protocolo de investigação utilizado foi a análise documental, entrevistas e aplicação de questionário semiestruturado. Conclui-se que as instâncias de representação da dança, no município de Salvador, participaram ativamente na formulação de importante marcos legais da política cultural na cidade, na Bahia e no Brasil, com concentração no período entre 2007 e 2014. Essas organizações atuaram de forma isolada e coletiva em pautas que versavam sobre a institucionalização da cultura, formularam e implantaram instâncias de representa da dança em diálogo com o instituições da administração pública, tanto no âmbito estadual, quanto no âmbito federal, contribuíram na elaboração de pesquisas e diagnósticos importantes para a qualificação das políticas culturais em dança. Além de outras conquistas do campo simbólico, político e profissional, mesmo diante dos baixos recursos e infraestrutura.
Palavras-chave: Dança
Políticas Públicas
Instâncias de representação da dança
CNPq: DANÇA
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGDANÇA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Dança
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30733
Data do documento: 10-Out-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Jacson do Espírito Santo - Final - Impressão Autorizada - 27.07.2019.pdf3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.