Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30715
Tipo: Dissertação
Título: Concepções docentes sobre a pesquisa estudantil na educação básica: o contexto das feiras de ciências da Bahia._6
Autor(es): Assunção, Tatiane Vieira de
Autor(es): Assunção, Tatiane Vieira de
Abstract: Esse estudo objetiva analisar as concepções sobre pesquisa estudantil dos docentes que participaram das Feiras de Ciências da Bahia, realizadas entre os anos de 2011 e 2014. A pesquisa em sala de aula é importante, pois envolve um movimento de questionamentos, tanto dos educadores, quanto dos educandos, em todo o processo de construção, desconstrução ou reconstrução do conhecimento. Neste sentido, educar através da pesquisa é relevante, pois oportuniza que os sujeitos se tornem capazes de agir de maneira crítica e reflexiva na sociedade na qual estão imersos. A temática desse trabalho perpassa por discussões históricas, filosóficas e ideológicas que estão imbricadas nas ideias sobre a pesquisa nas escolas da educação básica. A análise das concepções docentes sobre pesquisa estudantil foi concretizada a partir de três estudos, um de cunho teórico e dois de caráter empírico. Esses estudos encontram-se contemplados no corpo da dissertação, em três artigos distintos. O primeiro artigo traz reflexões sobre o caminho da pesquisa na escola de educação básica e as ideias imbricadas nesse percurso, apresentando contribuições teóricas e filosóficas sobre assuntos relacionados à temática. No segundo artigo de caráter empírico busca-se apresentar algumas contribuições epistemológicas sobre a produção do conhecimento, utilizando as principais ideias de Thomas Khun, Karl Popper, Paul Feyerabend, Gaston Bachelard e Imre Lakatos, objetivando aproximar essas ideias com as diferentes formas de produção do conhecimento nas Feiras de Ciências, o que, não foi possível realizar em razão da prevalência da lógica do fazer científico popperiano. No terceiro artigo, também de caráter empírico, procuramos analisar as concepções docentes sobre pesquisa estudantil dos professores participantes das Feiras de Ciências, tendo como referenciais teórico-epistêmico-metodológicos o modelo KVP, de Pierre Clément (2004, 2006, 2007), e a análise de conteúdo, de Laurece Bardin (2011), com o objetivo de assinalar possíveis implicações do estudo realizado para a prática do professor. A produção dos dados da pesquisa foi realizada por meio de dois questionários on-line respondidos por 68 professores da educação básica da rede pública estadual de diversas regiões da Bahia, sendo que as análises evidenciaram uma predominância da visão internalista entre os docentes participantes da pesquisa, o que envolve e reportam às questões epistêmicas, sociais e políticas. Por fim, sugere-se nos dois artigos de cunho empírico, que os docentes estejam constantemente em uma formação continuada fundamentada no ensino, na filosofia e na história das ciências.
ABSTRACTS: This study aims to analyze the concepts of student survey of teachers who participated in the Bahia Science Fairs, held between 2011 and 2014. The research in the classroom is important, because it involves a movement of questioning, both educators, as of students in the whole process of construction, deconstruction and reconstruction of knowledge. In this way, educating through research is relevant because it provides an opportunity that individuals become able to act critically and reflectively in the society in which they are immersed. The theme of this work runs through historical, philosophical and ideological discussions that are imbricated in ideas about research in basic education schools. The analysis of teachers conceptions of student research was realized from three studies, one theoretical and tw006F empirical. These studies are included in the body of the dissertation in three separate articles. The first article reflects on the path of research in basic education school and overlapping ideas on this path, with theoretical and philosophical contributions on issues related to the theme. In the second empirical article seeks to present some epistemological contributions to the production of knowledge, using the main ideas of Thomas Kuhn, Karl Popper, Paul Feyerabend, Gaston Bachelard and Imre Lakatos, aiming to bring these ideas to the different forms of production knowledge in Science Fairs, which was not possible due to the prevalence of Popper's scientific work logic. In the third article, also empirical, we try to analyze the teachers conceptions about student survey of participating teachers of the Science Fairs, having as theoretical, epistemological and methodological references the KVP model, of Pierre Clément (2004, 2006, 2007), and content analysis, of Laurece Bardin (2011), in order to point out possible implications of the study for the practice of teacher. The production of research data was performed using two on-line questionnaires completed by 68 teachers of the basic education in public schools in different regions of Bahia, and the analysis showed a predominance of internalist view among participating teachers in the research, which involves and reports to epistemic, social and political questions. Finally, it is suggested in the two empirical articles, that teachers are constantly in a continuing education based on the teaching of philosophy and history of science.
Palavras-chave: Pesquisa científica
Pesquisa do professor
Pesquisa estudantil
Ensino por projetos
Feira de ciências
Concepções docentes
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA / UEFS
metadata.dc.publisher.program: Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30715
Data do documento: 4-Out-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Finalizada_Tatiane_Assuncao.pdf16,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.