Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3069
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A presença de não-índios nas vilas de índios de Porto Seguro: relações interétnicas, territórios multiculturais e reconfiguração de identidade – reflexões iniciais.
Título(s) alternativo(s): Espaço Ameríndio
Autor(es): Cancela, Francisco Eduardo Torres
Autor(es): Cancela, Francisco Eduardo Torres
Abstract: O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre os contatos interétnicos entre índios e não-índios nas vilas de índios da Capitania de Porto Seguro, entre os anos de 1758 e 1820. Partindo da identificação dos sujeitos não-indígenas, buscamos apresentar a idéia de que as vilas de índios se transformaram em um território multicultural, onde brancos, mulatos, pardos, negros e índios mantiveram vários contatos condicionados ao contexto geral do processo de conquista e colonização da América portuguesa. Ao mesmo tempo, estas relações possibilitaram uma reconfiguração identitária, uma vez que forjaram experiências de solidariedade, de resistência e de percepção da própria condição em que viviam os índios e os não-índios, principalmente os degredados.
Palavras-chave: vilas de índios
relações de contato
Capitania de Porto Seguro
identidade
Indians’ villages
relations of contact
Captaincy of Porto Seguro
identity
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3069
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1467.pdf228,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.