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Tipo: Tese
Título: Dimensões de aprendizagem freiriana em projeto pedagógico de programas de residências na atenção ao idoso
Autor(es): Rodrigues, Jorgas Marques
Autor(es): Rodrigues, Jorgas Marques
Abstract: A tese apresenta um panorama do envelhecimento populacional, sinalizando às Universidades a necessidade em ofertar vagas de acesso aos programas de residência de enfermagem na atenção à saúde da pessoa idosa e projetos políticos pedagógicos adequados a este processo formativo, como respostas formativas frente a tal fenômeno social e demográfico. Objetivo Geral: Analisar as dimensões de aprendizagem problematizadora, humanística e dialógica da perspectiva Freiriana nos PPP dos programas de residência de Enfermagem em atenção à saúde da Pessoa Idosa Objetivos Específicos: 1. Identificar os programas de residência em saúde com ênfase na atenção à saúde da pessoa idosa que ofertam vagas para Enfermeiros/as; 2. Caracterizar os programas de residência de Enfermagem que ofertam vagas para saúde da pessoa idosa; 3. Descrever as dimensões de aprendizagem problematizadora, humanística e dialógica dos projetos político pedagógicos das residências de enfermagem em saúde da pessoa idosa na perspectiva Freiriana. Metodologia: Pesquisa documental, descritiva, exploratória, de natureza qualitativa, realizada nos sites disponíveis eletronicamente, documentos disponibilizados e projetos pedagógicos dos programas de residências, com ênfase na saúde da pessoa idosa. Os dados foram coletados entre abril a julho de 2017, compilados e analisados o conteúdo temático de Bardin, utilizando o referencial teórico de Paulo Freire, com indicadores analíticos: Dimensão Problematizadora, Dimensão Humanística e a Dimensão Dialógica. Resultados: Doze projetos políticos pedagógicos mostraram que as dimensões de aprendizagem aparecem de maneira incipiente, fragmentada, demonstrando a reprodução da educação bancária, desconsiderando a importância de trazer o educando como sujeito do aprendizado. Apenas um projeto pedagógico contemplou todas as dimensões. Conclusões: Há uma lacuna nos projetos políticos pedagógicos na perspectiva Freiriana. É necessário que as instituições reguladoras possam sistematizar e estimular para que os projetos pedagógicos destes programas sejam pautados nas bases epistemológicas Freirianas, possibilitando a tão desejada formação holística.
Palavras-chave: Educação em Enfermagem
Internato não médico
Educação de Pós-Graduação
Saúde do Idoso
CNPq: Ciências da saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30683
Data do documento: 20-Set-2019
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