DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) >
Dissertações de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30651

Title: Práticas colaborativas no processo de ensino/aprendizagem: o uso do smartphone no Colégio Municipal Odete Nunes Dourado, Irecê-Bahia.
Authors: Carvalho, Valderí José de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Assis, Alessandra Santos
Keywords: Smartphone.;Tecnologia móvel;Práticas Colaborativas;Educação - Efeito das inovações tecnológicas;Sistemas de comunicação móvel;Inovações educacionais.;Collaborative practices;Mobile technology
Issue Date: 16-Sep-2019
Abstract: A presença do smartphone na sala de aula tem sido objeto de discussão na sociedade, não sendo rara a decisão tomada por Gestores da Educação de proibir a utilização desses aparelhos pelos estudantes na escola. O propósito deste trabalho foi compreender o uso dos smartphones no processo de ensino e aprendizagem no 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Odete Nunes Dourado, situado em Irecê/BA, no sentido de discutir as possíveis contribuições pedagógicas desse dispositivo para a efetivação de práticas colaborativas na educação, bem como propor estratégias para implementação de um núcleo de pesquisas e estudos sobre tecnologias móveis na educação na Rede Municipal de Ensino de Irecê. Como aporte teórico, considera-se os estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) móveis para mudanças no modo como nos relacionamos com o mundo e com as pessoas e, ato contínuo, como ensinamos e aprendemos na contemporaneidade, com ênfase em ações em redes e em processos colaborativos. A investigação realizada, de natureza qualitativa, consistiu em observações da prática pedagógica, aplicação de questionários semiestruturados, escuta de depoimentos em grupos focais, realização de entrevistas abertas com os sujeitos do campo de pesquisa. Com isso, foi possível constatar, principalmente, que é significativa a presença de smartphones conectados à internet na escola e que os professores sentem falta de uma reflexão mais sistemática sobre as possibilidades de uso pedagógico desse dispositivo. Assim, indicam que não há tempo e espaço, nem hábitos de práticas colaborativas com ou sem as TIC móveis na escola, embora se reconheça a importância e potencialidade de tais práticas, já vivenciadas em outras oportunidades pelos sujeitos da pesquisa. As informações levantadas e a mobilização dos atores da escola em torno desse tema, deu ensejo à elaboração de uma proposta de intervenção baseada na implementação de um Núcleo de Pesquisa e Estudo em Práticas Colaborativas e Uso das TIC Móveis na Escola.
ABSTRACT The presence of the smartphone in the classroom has been the subject of discussion, not being rare the decision taken by Education Managers to prohibit the use of these devices by students in school. The purpose of this work was to understand the use of smartphones in the teaching and learning process in the 9th grade of the Odete Nunes Dourado Municipal College, located in Irecê / BA, in order to discuss the possible pedagogical contributions of this device to the practice of practices as well as to propose strategies for the implementation of a nucleus of research and studies on mobile technologies in education in the Municipal Education Network of Irecê. As a theoretical contribution, we consider studies on the structuring role of Information and Communication Technologies - mobile ICTs for changes in the way we relate to the world and to people and, as a whole, as we teach and learn in the contemporary world, with emphasis in actions in networks and in collaborative processes. The qualitative research consisted of observations of the pedagogical practice, the application of semistructured questionnaires, listening to interviews in focus groups, and conducting open interviews with the subjects of the research field. With this, it was possible to verify, mainly, that the presence of smartphones connected to the Internet in school is significant and that teachers feel a lack of a more systematic reflection on the possibilities of pedagogical use of this device. Thus, they indicate that there is no time and space, nor habits of collaborative practices with or without mobile ICT in school, although the importance and potential of such practices, already experienced in other opportunities by the research subjects, are recognized. The information gathered and the mobilization of the actors of the school around this theme, gave rise to the elaboration of an intervention proposal based on the implementation of a Research and Study Center on Collaborative Practices and Use of Mobile ICT in School.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30651
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Valderí_Dissertação de Mestrado_Publicação.pdf2.45 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA