Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30637
Tipo: Dissertação
Título: Indícios de uma perspectiva (de)colonial no discurso de professores (as) de química: desafios e contribuições para a educação das relações étnico-raciais.
Autor(es): Cardoso, Silná Maria Batinga
Autor(es): Cardoso, Silná Maria Batinga
Abstract: O objetivo do trabalho é identificar as aproximações e distanciamentos de uma perspectiva pedagógica decolonial no discurso dos professores de Química, de forma a contribuir para o entendimento de desafios e potencialidades no ensino de Química para a educação das relações étnico-raciais. A pesquisa está baseada nos referenciais da Decolonialidade, nos estudos da Educação das Relações Étnico-raciais e em pesquisas que envolvem o ensino de Química e a Lei 10.639/03. Dessa forma, a investigação se enquadra em uma pesquisa qualitativa empírica, pois investigou a percepção de dois professores de Química - que se autodeclaram negros, do Centro de Referência da Educação de Jovens e Adultos em Aracaju/SE sobre a relevância da temática racial na educação química através dos dados construídos a partir de entrevistas semi-estruturadas. Esses dados foram analisados pela metodologia de análise textual-discursiva (ATD), a qual gerou quatro categorias denominadas: conhecimento, dificuldades e efetivação da lei 10.639/03, racismo, políticas públicas e currículo. Com base na análise das categorias, foi identificado que o discurso da prática pedagógica de um dos professores está mais próximo da efetivação de uma perspectiva pedagógica decolonial do que o outro, este que apresenta um discurso meritocrático com relação as cotas raciais, folcloriza a cultura negra e não dá a devida representatividade aos cientistas negros. Dessa forma, percebemos que, quando se trata dessas questões, o professor dá a importância de acordo com as suas experiências de vida e, consequentemente, da sua percepção sobre o racismo. Portanto, para que os docentes sejam capazes de olhar para situação para além das suas experiências, é urgente a necessidade de se investir na formação continuada decolonial dos professores para que os capacite não só a compreender criticamente a importância das questões relacionadas à temática étnico-racial, mas a lidar positivamente com elas e, sobretudo criar estratégias pedagógicas que possam auxiliar a reeducá-las, em todas as modalidades de ensino.
ABSTRACT The objective of this work is to identify the approximations and distances of a decolonial pedagogical perspective in the teachers' discourse of Chemistry, in order to contribute to the understanding of challenges and potentialities in the teaching of Chemistry for the education of ethnic-racial relations. The research is based on the references of Decoloniality, in the studies of Ethnic-Racial Relations Education and in research involving the teaching of Chemistry and Law 10.639/03. Thus, the research fits into a qualitative empirical research, as it investigated the perception of two professors of Chemistry - who declared themselves black, from the Reference Center of Education of Young and Adults in Aracaju / SE on the relevance of the racial theme in education through data constructed from semi-structured interviews. These data were analyzed by the methodology of textual-discursive analysis (ATD), which generated four categories called: knowledge, difficulties and effectiveness of law 10.639/03, racism, public policies and curriculum. Based on the analysis of the categories, it was identified that the discourse of the pedagogical practice of one of the teachers is closer to the effectiveness of a decolonial pedagogical perspective than the other, which presents a meritocratic discourse with respect to racial quotas, folklore black culture and does not give proper representation to black scientists. In this way, we realize that when it comes to these issues, the teacher gives importance according to his life experiences and, consequently, his perception about racism. Therefore, in order for teachers to be able to look beyond their own experiences, there is an urgent need to invest in the continued decolonial training of teachers to enable them not only to critically understand the importance of issues related to ethnic-racial issues , but to deal positively with them and, above all, to create pedagogical strategies that can help re-educate them in all forms of teaching.
Palavras-chave: Decolonial
Ensino de Química
Lei 10.639/03
Law 10.639/03
Teaching Chemistry
CNPq: Química
Ensino aprendizagem na sala de aula
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30637
Data do documento: 13-Set-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.