Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30636
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Identificação precoce de agravos do desenvolvimento infantil na Atenção Primária a Saúde
Autor(es): Andrade, Alan Cronemberger
Autor(es): Andrade, Alan Cronemberger
Abstract: Muitas crianças de comunidades da periferia de grandes centros urbanos no Brasil – como nas localidades São Bartolomeu e Nova Primavera, em Salvador – estão vulneráveis a riscos que impactam negativamente no seu desenvolvimento global saudável. Identificar e intervir precocemente nos agravos em saúde traz grandes benefícios às crianças. A atenção primária à saúde como porta de entrada e de primeiro contato desta população no sistema de saúde brasileiro tem um papel fundamental na prevenção, detecção e tratamento precoce de agravos. Desenvolver novas tecnologias gerenciais de baixo custo e grande efetividade capazes de gerar benefícios monitoráveis para estas crianças são portanto importantes neste nível de atenção à saúde, ainda em construção no país. Partindo de um diagnóstico local nestas comunidades do município de Salvador, foi elaborado um projeto de intervenção visando detectar e intervir precocemente em agravos que acometem o desenvolvimento global saudável na primeira infância. em crianças de 0 a 5 anos que compareçam à Unidade de Saúde da Família Antônio Lazzarotto para consultas de puericultura. Para isto, foi realizado um diagnóstico situacional e revisão de métodos aplicáveis para esta finalidade para delimitar viabilidade e monitoramento contínuo. Espera-se que seja possível implantar este modelo nesta Unidade e em estabelecimentos semelhantes aos quais estas crianças tem acesso, identificando agravos, encaminhando soluções, e prevenindo novos riscos de morbidade.
Palavras-chave: Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil
Atenção Primária à Saúde
Áreas de Pobreza
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Saúde Coletiva com Concentração Em Gestão da Atenção Básica com Ênfase em Saúde da Família
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30636
Data do documento: 5-Fev-2013
Aparece nas coleções:Outros (ISC)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.