Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30561
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inteligência visual aplicada à prática em comunicação social reflexões tendências experiências
Autor(es): Borges, Iana Daniele Santos
Autor(es): Borges, Iana Daniele Santos
Abstract: Essa monografia se concentra na compreensão da demanda por uma abordagem do conceito de inteligência visual, seus modos de aprendizagem e suas aplicabilidades no âmbito da prática em Comunicação Social. Dos estudos de Ulpiano de Meneses, depreende-se um breve panorama acerca dos usos e das atribuições da dimensão visual na história humana. Através da sociologia da arte de Pierre Francastel na interpretação de Renato da Silveira, identifica-se as diferentes abordagens de diversas correntes de pensamento acerca da ordem visual ao longo dos séculos. Para tratar do objeto visual sobre a perspectiva da comunicação são utilizados os estudos de Bruno Munari e Ruldof Arnheim. A condução da proposta de aprendizagem visual norteada por uma dimensão da visualidade enquanto modo específico de organização do pensamento é extraída do conceito de alfabetismo visual proposto por Donis Dondis. Finalmente, para demonstrar uma experiência de uso estratégico dos recursos visuais na prática em comunicação, apresenta-se uma abordagem de uso dos recursos visuais na Conservation International.
Palavras-chave: Comunicação Visual
Aprendizagem,Visual
Imagem
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACOM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30561
Data do documento: 6-Set-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Iana Borges_200311720.pdf3,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.