Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30515
Tipo: Tese
Título: A Percepção cinestésica na videodança: reverberAÇÕES empáticas entre corpos de carne e da tela
Autor(es): Graça, Lilian
Autor(es): Graça, Lilian
Abstract: A pesquisa de doutorado intitulada “A Percepção Cinestésica na Videodança: ReverberAÇÕES Empáticas entre Corpos de Carne e da Tela” trata da reflexão sobre as reações cinestésicas ou movimentos corporais dos espectadores da videodança, em uma articulação teórico-prática, envolvendo a criação de videodanças. Apontamos, assim, a nossa intenção metodológica de travar a discussão sobre percepção cinestésica, perpassando pelos modos operativos de construção estética na imagem em movimento do audiovisual que proporcionam e intencionam o engajamento do corpo do espectador. Com a premissa de que as reações corporais não são apenas respostas à percepção visual, mas fazem parte do engajamento somático perceptivo complexo e essencial ao ato de ver imagens em movimento sobre a tela, tomamos o aporte teórico da empatia estética (Einfühlung) como fundamento norteador para: discutir o papel do corpo e do movimento na experiência estética (SCHMARSOW, 1894; WÖLFFLIN, 1886), em um paralelo com a teoria da cognição situada (CLARK; CHALMERS, 1998; NOË; O’REGAN, 2001; VARELA; THOMPSON; ROSCH, 1991); discutir as ações de engajamento cinestésico a partir das abordagens somáticas das teorias do cinema que pensam o corpo do espectador como atuante, flexível, ressonante e estendido (CURTIS, 2010; FINGERHUT; HEIMANN, 2017); discutir o entrelaçamento e a interdependência do sistema ocular com os outros sentidos do corpo - sugerido pelos teóricos empáticos – na investigação fisiológica do sistema háptico (GIBSON, 1966) e na abordagem somática da visualidade háptica na teoria do cinema (BRUNO, 2010; MARKS, 2000); e, por fim, construir videodanças a partir de três temas de experimentação, evocando ideias de reação cinestésica como um engajamento corporal constitutivo da percepção. Ao apresentar o campo da videodança como um campo histórico-dialógico entre a dança e o audiovisual, seu modo de construir ações e transformações perceptivas e sua característica elementar em utilizar a superposição de movimentos, concluímos que essa arte intermidial tem a condição de potencializar reações cinestésicas no corpo do espectador e pode configurar-se em uma articuladora da reflexão sobre a complexidade do fenômeno cinestésico nas reações corporais dentro do meio audiovisual.
Abstract: This doctoral research entitled “The kinesthetic perception in videodance: empathic reverberACTIONS between bodies of flesh and screen” deals with the reflection on kinesthetic reactions or corporal movements of the videodance spectators in a theoretical-practical articulation, involving the creation of videodances. Thus, we point out our methodological intention of carrying on the discussion about kinesthetic perception, going through the operative modes of aesthetic construction over the moving image of the audiovisual to provide and intend the engagement of the spectator body. With the premise that the bodily reactions are not only responses to visual perception, but are part of the somatic engagement which is a perceptive complex and essential to the act of seeing moving images on the screen, we take the theoretical contribution of aesthetic empathy (Einfühlung) as a basis for guiding: discuss the role of body and movement in aesthetic experience (SCHMARSOW, 1894; WÖLFFLIN, 1886), in a parallel with the theory of embodied cognition (CLARK; CHALMERS, 1998; NOË; O’REGAN, 2001; VARELA; THOMPSON; ROSCH, 1991); discuss the actions of kinesthetic engagement from the somatic approaches of the film theories that think the body of the spectator as active, flexible, resonant and extended (CURTIS, 2016; FINGERHUT, 2017; HEIMANN 2017); discuss the twining and the interdependence of the ocular system with the other senses of the body - as suggested by emphatic theorists - under physiological research of haptic system (GIBSON, 1966) and the somatic approach of haptic visuality in film theory (BRUNO, 2010; MARKS, 2000); and, finally, building videodances from three subjects of experimentation, evoking ideas of kinesthetic reaction as a constitutive body engagement of perception. When presenting the field of videodance as a historical dialogical field between dance and audiovisual, its way of constructing actions and perceptive transformations and its elementary characteristic in using the superposition of movements, we conclude that this intermedial art has the potential to enhance kinesthetic reactions in the spectator body and can be configured as an articulator of the reflection on the complexity of the kinesthetic phenomenon in the corporal reactions within the audiovisual medium.
Zusammenfassung: Die Doktorarbeit mit dem Titel „Die kinästhetische Wahrnehmung beim Videotanz: Empathie zwischen den Körpern des Fleisches und denen des Bildschirms“ befasst sich mit der Reflexion der kinästhetischen Reaktionen oder körperlichen Bewegungen des Zuschauers des Videotanzes in einer theoretisch-praktischen Artikulation, die das Schaffen von Videotänzen einbezieht. Wir weisen daher auf unsere methodologische Absicht hin, die Diskussion über kinästhetische Wahrnehmung zu führen, indem wir die Vorgehensweisen der ästhetischen Konstruktion im bewegten Bild des audiovisuellen Bereichs durchgehen, die das Engagement des Zuschauerkörpers ermöglichen und beabsichtigen. Mit der Prämisse, dass die Körperreaktionen nicht nur Antwort auf die visuelle Wahrnehmung sind, sondern Teil des komplexen und essenziellen somatischen Engagements, beim Betrachten bewegter Bilder auf dem Bildschirm, nehmen wir den theoretischen Ansatz der Einfühlung als Orientierungsgrundlage für: Erörterung der Rolle des Körpers und der Bewegung in der ästhetischen Erfahrung (SCHMARSOW, 1894; WÖLFFLIN, 1886) in einer Parallele zur Theorie der verkörperten Kognition (CLARK; CHALMERS, 1998; NOË; O’REGAN, 2001; VARELA; THOMPSON; ROSCH, 1991); Erörterung der Aktionen des kinästhetischen Engagements ausgehend von den somatischen Ansätzen der Filmtheorien, die den Körper des Zuschauers als agierend, flexibel, resonant und erweitert ansehen (CURTIS, 2010; FINGERHUT, 2017; HEIMANN, 2017); Erörterung der Verschränkung und Interdependenz des visuellen Systems mit den anderen Körpersinnen - vorgeschlagen von empathischen Theoretikern - bei der physiologischen Untersuchung des haptischen Systems (GIBSON, 1966) und beim somatischen Ansatz zur haptischen Visualität in der Filmtheorie (BRUNO, 2010; MARKS, 2000); und schließlich Videotänze aus drei experimentellen Themen zu konstruieren, um Ideen kinästhetischer Reaktionen als körperliches Engagement hervorzurufen, das die Wahrnehmung konstituiert. Wir stellen den Videotanz als ein historisch-dialogisches Feld zwischen Tanz und audiovisuellem Medium vor, betonen seine Qualität, wahrnehmende Aktionen und Transformationen zu konstruieren und unterstreichen als sein elementares Merkmal die Nutzung der Überlagerung von Bewegungen. Daraus schließen wir, dass diese intermediale Kunst die Möglichkeit hat, kinästhetische Reaktionen im Körper des Zuschauers zu potenzieren. Sie kann somit zur Förderung der Reflexion über die Komplexität des kinästhetischen Phänomens in den Körperreaktionen innerhalb des audiovisuellen Mediums konfiguriert werden.
Palavras-chave: Videodança
Percepção cinestésica
Empatia estética
Cognição Situada
Visualidade háptica
CNPq: Artes
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30515
Data do documento: 3-Set-2019
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_lilian_graca.pdf7,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.