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Tipo: Tese
Título: A formação docente para os letramentos: sujeitos e identidades nas práticas linguageiras de gêneros acadêmicos em um curso de Física
Autor(es): Santos, Mariana Fernandes dos
Autor(es): Santos, Mariana Fernandes dos
Abstract: A interação humana ocorre em todas as esferas da sociedade por meio da predominância de determinados gêneros discursivos/textuais. Na esfera universitária, essas interações ocorrem por intermédio dos gêneros acadêmicos. Esses gêneros são elementos representativos das práticas discursivas acadêmicas, cuja apropriação é condição primordial para o processo de letramento acadêmico das/dos estudantes universitárias/os. O letramento acadêmico é o lugar para o aprender e para o enunciar em contextos de usos situados da língua(gem) -práticas discursivas de leitura, produção textual e oralidade- regidas por produções de gêneros discursivos/textuais (orais e escritos) - constitutivos dos contextos acadêmicos de/para formação profissional. Essas práticas discursivas apontam a linguagem, enquanto mediadora das trocas didáticas na universidade, se constituindo como importante meio para a articulação entre saberes didáticos-pedagógicos e acadêmicos na formação docente. Esta tese apresenta uma pesquisa de doutorado desenvolvida com o objetivo de compreender a função que o letramento acadêmico ocupa na formação inicial de professoras/es da licenciatura em Física, da Universidade Federal da Bahia. O estudo é o resultado de uma pesquisa de método qualitativo e modalidade empírica, que utilizou para geração dos dados a análise documental dos seguintes materiais: documento nacional(Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial docente em Física) e institucional do curso de Física da UFBA(Projetos Pedagógicos de Curso) e Produções textuais escritas dos/das professores/as em formação (produzidas nos componentes curriculares de Metodologia e Prática do Ensino de Física I e II, da licenciatura e da universidade em estudo). A pesquisa realizada fundamentou-se teórica e metodologicamente nos Gêneros Discursivos e Textuais no contexto da concepção dialógica da linguagem e nos Estudos sócio-históricos dos Letramentos articulados às discussões da Linguística Aplicada. Mobilizamos para a análise documental, as teorias que trabalhamos neste estudo, com foco em como e o que é ou não preconizado nos documentos oficiais nacionais (diretrizes), institucionais (projetos do curso) sobre o letramento acadêmico e seus desdobramentos (letramento científico e docente) e no caso dos documentos acadêmico-pedagógicos (gêneros discursivos/textuais escritos), como esse processo ocorre na formação docente em Física na UFBA. Os resultados da pesquisa indicam: a) a função do letramento acadêmico na formação docente da licenciatura em Física da UFBA é de modelo de habilidade de estudo e que é preciso que sejam realizadas reflexões para que essa realidade movimente-se; b)A linguagem como objeto de ensino e/ou recurso de mediação na formação atua na constituição de uma pedagogia social da linguagem que representa por meio dos gêneros acadêmicos os processos de construção do letramento docente; c)Os letramentos acadêmico, docente e científico estabelecem uma intersecção que favorece uma formação em perspectiva interdisciplinar e intercultural; d) Os documentos suleadores nacionais e institucionais para a licenciatura em estudo sinalizam a necessidade de repensar a formação de professores/as de Física; e) Os gêneros acadêmicos produzidos pelos/as docentes em formação em Física demonstram a complexidade dos usos linguageiros na formação das licenciaturas e a função que exercem quanto ao perfil formativo da docência. Desse modo, é possível afirmar que o gênero acadêmico escrito agencia a (re)tomada de reflexões com vistas a (re)configurações identitárias de professores/as em formação inicial.
Human interaction occurs in all spheres of society through the predominance of certain discursive / textual genres. At the university level, these interactions occur through academic genres. These genres are representative elements of academic discursive practices, whose appropriation is a prerequisite for the academic literacy process of university students. Academic literacy is the place to learn and to enunciate it in contexts of situated uses of the language (discursive practices of reading, textual production and orality) governed by productions of discursive / textual genres (oral and written) - constitutive of academic contexts from / to vocational training. These discursive practices point to language, as a mediator of didactic exchanges in the university, constituting an important means for the articulation between didactic-pedagogical and academic knowledge in teacher education. This thesis presents a doctoral research developed in order to understand the role that academic literacy occupies in the initial formation of teachers of the Physics degree at the Federal University of Bahia. The study is the result of a research of qualitative method and empirical modality, which used for data generation the documentary analysis of the following materials: national document (National Curriculum Guidelines for initial teacher training in Physics) and institutional of the Physics course at UFBA (Pedagogical Projects of Course) and Written textual productions of the teachers in formation (produced in the curricular components of Methodology and Practice of Physics Teaching I and II, of the degree and the university under study). The research was based theoretically and methodologically on the Discursive and Textual Genres in the context of the dialogical conception of language and on the socio-historical Studies of Letraments articulated to the discussions of Applied Linguistics. We mobilize for documentary analysis the theories that we work in this study, focusing on how and what is and is not recommended in the official national (guidelines), institutional (course projects) documents about academic literacy and its developments (scientific and teaching literacy). ) and in the case of academic-pedagogical documents (written discursive / textual genres), how this process occurs in teacher education in physics at UFBA. The results of the research indicate: a) the role of academic literacy in the teaching formation of the undergraduate degree in physics at UFBA is a model of study ability and that reflections are needed to move this reality; b) Language as an object of teaching and / or mediation resource in formation acts in the constitution of a social pedagogy of language that represents, through academic genres, the processes of construction of teaching literacy; c) Academic, teaching and scientific literacies establish an intersection that favors interdisciplinary and intercultural perspective formation; d) The national and institutional documents for the degree under study indicate the need to rethink the formation of physics teachers; e) The academic genres produced by physics teachers demonstrate the complexity of language use in undergraduate education and the role they play in the formative profile of teaching. Thus, it is possible to state that the written academic genre facilitates the (re) making of reflections with a view to the (re) identity configurations of teachers in initial formation.
Palavras-chave: Letramento acadêmico
Letramento docente
Letramento científico
Licenciatura em Física
Gêneros acadêmicos
Práticas linguageiras universitárias
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
UEFS
metadata.dc.publisher.program: em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30512
Data do documento: 2-Set-2019
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