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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30439

Title: A formação pedagógica continuada de professores do IF Sertão Pernambucano em Ouricuri e as possibilidades do uso da educação a distância.
Authors: Silva, Rodrigo Gomes da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Assis, Alessandra Santos de
Keywords: IF Sertão Pernambucano;Educação;Formação;Prática docente;Tecnologia;Educação a Distância;Professores - Educação (Educação permanente);Professores - Formação;Tecnologia educacional;Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Ouricuri (PE);Ensino à distância;Teaching Practice;Education;Training;Technology;Distance Learning
Issue Date: 22-Aug-2019
Abstract: O presente projeto de intervenção solicitado para a conclusão do Mestrado Profissional em Educação – Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas (FACED -UFBA) teve por finalidade o estudo da demanda por formação pedagógica continuada de professores do IF Sertão PE -campus Ouricuri, considerando a possibilidade de implementação da educação a distância - EAD. Este campus conta com um quadro docente composto por bacharéis, tecnólogos e licenciados, o que coloca a questão da formação pedagógica continuada como uma necessidade para a sua atuação e/ou atualização como profissionais do magistério, conforme exigências legais para atuação nessa área. O interesse pelo tema emerge com mais força diante do fenômeno da evasão dos alunos, cujo crescimento tem sido associado ao problema da falta de preparação pedagógica dos professores, entre outros fatores.Uma proposta de intervenção neste contexto deverá considerar tanto a extensa rotina docente com atividades de ensino, extensão, pesquisa e inovação, quanto as exigências de um público que já possui sólida formação inicial, conhecimentos adquiridos na experiência como profissionais das áreas especificas e autonomia na gestão de sua profissionalização docente, o que nos leva a refletir sobre as possibilidades do uso da Educação a Distância (EAD). Para o estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, por permitir maior familiaridade com o problema, possibilitar construir hipóteses e descrever fenômenos, por meio de questionário on-line com questões objetivas e abertas, abordando as áreas de formações dos docentes, a demanda por formação pedagógica continuada, a relação da evasão com a prática docente e a possibilidade da implementação da formação docente por meio de cursos na modalidade da educação a distância de forma cíclica e permanente. Também foi realizada a análise de documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, Projeto Pedagógico Institucional – PPI, Relatórios, Relação dos docentes com respectivas formações e de seus currículos, embasando com documentos e referências o propósito do estudo. A análise dos dados apontou para uma maior dificuldade de utilização das metodologias pelos docentes bacharéis e tecnólogos que acabam interferindo na prática de ensino; que há a necessidade da formação docente contínua no campus, desde que seja significativa e parta de suas vivências em sala de aula.Considerando esta análise, este projeto propõe a oferta de formação continuada na modalidade EAD direcionada aos professores do campus Ouricuri, como uma possibilidade concreta e viável de intervenção.
ABSTRACT The current intervention Project required for finishing the Professional Master Degree Course in Education – Curricula, language and pedagogical innovations(FACED - UFBA) aimed at studying the request for continued pedagogical training of teachers from IF Sertão campus Ouricuri, regarding the possibility of implanting distance learning. This Campus counts on a teacher’s board which is compounded by bachelors, technologists and graduates, what makes the matter of continued pedagogical training a necessity regarding to their performance as teaching professionals, according to legal demands. The interest upon this subject strongly derives from the school evasion phenomenon, whose rise has been associated to the lack of teacher’s pedagogical preparation, among other issues. In this context, an intervention proposal should consider both the extensive teaching routine, with teaching, extension, research and innovation activities and the demands of an audience that already has a solid initial formation, knowledge acquired through experiences as professionals of specific fields and autonomy in the management of their professionalization, what makes us to reflect upon the possibilities of the usage of Distance Learning. To do so, a qualitative, exploratory and descriptive research, which enabled a greater familiarity with the problem, making it possible to construct hypotheses and describe phenomena was carried out. It collected data based on the life and cultural background of teachers who answered an on line questionnaire with multiple – choice and open – ended questions about their teacher training, the request for continued pedagogical training, the way school evasion in related to teaching practice and the possibility of implanting teaching training by means of distance learning courses in a permanent and cyclic way. Institutional documents such as Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, Projeto Pedagógico Institucional – PPI, Relatórios, as well as the teachers’ relationships with their respective graduations and their curricula were analyzed. This brought basis and references to this study.The data analysis pointed to a greater difficulty concerning to the usage of methodologies used by bachelors and technologists, what comes to interfere in their teaching practice; there is a necessity for continued teacher training in the Campus, as long as it is meaningful and bring their experiences lived in the classroom as a starting point. Considering this analysis, this project proposes offering teachers from Campus Ouricuri continued training through distance learning as a concrete and viable intervention possibility.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30439
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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