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Title: Modernismo e tradição: Lina Bo Bardi na Bahia
Authors: Chagas, Maurício de Almeida
???metadata.dc.contributor.advisor???: Sampaio, Antônio Heliodorio Lima
Keywords: Lina Bo Bardi;Intervenções em preexistências;Preservação do patrimônio construído;Preservação patrimonial
Issue Date: 21-Aug-2019
Abstract: De 1986 a 1990, a arquiteta Lina Bo Bardi realizou vários projetos de restauração para a área do Centro Histórico da cidade do Salvador. Dentre esses, merece destaque o experimento referencial do Projeto Piloto Ladeira da Misericórdia - PPLM, um partido de intervenção que combinava a preservação das preexistências com linguagens projetuais atualizadas utilizando tecnologia de ponta, para ser aplicado, paradigmaticamente, em toda a área de preservação patrimonial. Com esse projeto a arquiteta enfrenta, de forma original, um dos mais polêmicos temas das práticas urbanísticas contemporâneas e reafirma os seus compromissos com o caráter social e com a invenção formal da arquitetura. Conjuga vanguarda com tradição e preserva a perspectiva heróica da função ética do arquiteto, e da arquitetura, como instrumento de mudança social mediante a oferta de moradias populares. Além do discurso teórico e das realizações profissionais de Lina Bo Bardi, inseridos nos cenários históricos e sociais dos momentos abordados, analizam-se, nesta pesquisa, os variados elementos tidos como necessários ao entendimento e à crítica contextualizada do PPLM, percorrendo-se tempos e espaços, identificando-se temas correlatos - teorias, procedimentos, acordos e decisões - na busca por desvelar os possíveis vínculos com a concepção, o desenvolvimento e a execução do Projeto.
Lina Bo Bardi designed a series of restoration projects for the Historic Center of Salvador, Bahia, while working for the city government, between 1986 and 1990. Conflicting approaches to restoration, lead her to develop a unique theory of intervention, in which she combined the preservation of existing historic structures with the introduction of contemporary design processes and language. The resulting Pilot Project for the Ladeira da Misericórdia was offered as a benchmark for all urban preservation areas in the city. In this work Bo Bardi reaffirmed her commitment to the social ideals and formal design processes of Modernism and was able to unite the avant-garde with the traditional, while maintaining the heroic moral role of the architect and the architecture’s potential capacity to contribute to the solution of social questions, especially in the area of low-cost housing. The research expands its horizons and explores various correlated issues, in differente places and moments, in order to identify possible links between theories, procedures and commitments that influenced on shaping the final configuration of the resulting Project.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30434
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