Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30360
Tipo: Tese
Título: O Aprendizado das vizinhanças: globalização, micropolítica e filosofia da diferença
Autor(es): Senne, Wilson Alves
Autor(es): Senne, Wilson Alves
Abstract: Esta tese buscou quatro objetivos. Em primeiro lugar, apresentar um esboço do que tem sido chamado de globalização, figurando, através de excertos textuais, um breve cenário da contemporaneidade histórica como aparece socialmente tensionada entre os progressos da racionalidade instrumental (monoteísmo técnico-econômico) e a pesquisa de outras formas de racionalidade, ditas culturais, que se quer contar entre as práticas transformadoras da modernidade. Em seguida, tematizou-se a emergência da sociedade de risco, como autoconfrontação globalitária exigente de uma mobilização política em escala mundial, no momento em que as formas tradicionais de participação política (parlamentares, partidárias, sindicais) são despotenciadas, circunstância que enseja novas formas de ativismo subpolíticas e micropolíticas. Na terceira parte, abordou-se a filosofia que estaria fornecendo conceitos e inspiração ao chamado ativismo micropolítico, indicando-se algumas noções com que se poderia talvez, dizer desse tipo de envolvimento ao mesmo tempo que envolvendo-se com ele. Na última parte, em consideração ao desafio que a emergência dos problemas complexos (sociais, ambientais) colocam à escola – problemas para o futuro, cujos termos estão ainda por ser inventados – procurou-se sugerir elementos para um aprendizado que transpassaria a escola e seus formatos, que faria dela um centro de variações, realçando-se aspectos marginais envolvidos no aprendizado tradicional, e que poderia fazer jus ao título de aprendizado das vizinhanças.
ABSTRACT: This thesis was intended to achieve four goals. The first goal was to present a sketch of what had been called globalization, figuring, throught pieces of texts, a short scenery of the historical contemporary, as it appears socially tensioned among the progress of the intrumental racionality (technical-economic monoteism) and the research of others forms of racionality, called culturals, as one wish to count within the tranformating pratices os modernity. As the second goal, the emergency of the risk society was thematized, as globalitary autoconfrontation that seek a political mobilization in whole world, in the moment the tradicionals forms of political participation (parliamentaries, partisans) are weakened, occasion that inspirate new forms of subpolitcal and micropolitcal ativism. As the third part, the philosophy that is given concepts to the called micropolitical ativism was thematized, indicating some notions with what ones should tell, perhaps, about that kind of participation at the same time participating in that ativism. At last, in consideration of the challenge that the emergence of the complexes troubles (socials and environmentals) presented to school – troubles for the future, wich terms were to be invented - intending suggest elements to a learning that cross the school and their forms, and may be transformate it in a centre of variatons, detachment secondaries aspects countained in the tradicional forms of learning, and that should called as the neighbourhood leraning.
Palavras-chave: Globalização
Sociedade se risco
Micropolítica
Filosofia da diferença
Globalizaton
Risk society
Micropolitics
Philosophy of difference
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: Faced/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30360
Data do documento: 14-Ago-2019
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.