Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30359
Tipo: Dissertação
Título: Passando dos limites: Processos de Subjetivação de alunos em situação de risco
Autor(es): BitencourtI, Kueyla de Andrade
Autor(es): BitencourtI, Kueyla de Andrade
Abstract: Esta dissertação analisa os processos de subjetivação dos alunos em situação de risco na escola a partir dos discursos criados sobre a infância de risco. O estudo destaca aspectos do projeto do sujeito educacional moderno que pretendeu alcançar modelos civilizatórios a partir da negação da rusticidade e do primitivismo e conferiu à escola a responsabilidade de emancipar a humanidade, combatendo a ignorância. Um dos aspectos discutidos em relação ao projeto dessa escola no Brasil é o questionamento quanto ao grande número de crianças e adolescentes na rua, de forma que foram sendo pensados projetos e leis para comportá-los em instituições que, de certa forma, naturalizavam a presença da criança fora da escola. A proposta deste trabalho é apresentar uma análise sobre os modos de subjetivação dos alunos em situação de risco em uma escola pública municipal de Vitória da Conquista, Bahia, mediante as relações entre os diversos atores no cotidiano da cena escolar. Esta é uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, em que foram pesquisados alunos e professores, a partir de observações e entrevistas realizadas durante o ano de 2008. Os alunos em situação de risco são reconhecidos como tal, a partir dos significados que lhes são atribuídos pelos diversos atores sociais escolares, de forma que estes significados, à medida que são compartilhados, vão adquirindo “materialidade discursiva real”. Os discursos construídos para designar esses alunos fazem parte de saberes/poderes que identificam sujeitos, que emolduram modos de ser e definem o que é problemático e está fora da norma. Foram analisadas as práticas micropolíticas, rituais, fissuras, aspectos da cultura escolar que tornam possível compreender a forma como os alunos em risco se percebem e são percebidos na escola; como a instituição considera esses alunos; como eles são enquadrados nessa categoria e como desnaturalizar isso através da compreensão dos processos de subjetivação dos mesmos nos seus interstícios. Foram mapeados as estratégias de governamentalidade, os mecanismos de disciplinarização que enquadram os alunos e posicionam alguns destes, os não-governáveis, em uma situação excludente, considerada “de risco” e as linhas de fugas, os processos criativos que são por eles inventados para continuarem na escola e experimentarem os limites entre esta e a rua.
ABSTRACTS: This master paper analyzes the processes of subjectivity of the students in risky situation at school from the speeches created related to the risky infancy. The study detaches aspects of the project of the modern educational citizen that intended to reach civilizer models from the negation of the rusticity and the primitivism and conferred to the school the responsibility of emancipating the humanity, combating the ignorance. One of the aspects argued in relation to the project of this school in Brazil is the questioning of the great number of children and adolescents in the street, in the way that were thought projects and laws to hold them in institutions that, in certain way, naturalized the presence of the child outside school. The purpose of this work is to present an analysis on the ways of subjectivity of the students in risky situation in a municipal public school in Vitória da Conquista, Bahia, from the relations between the diverse actors in the daily of the pertaining to school scene. This is a qualitative research, of ethnographical matrix, which students and teachers were searched, from observation and interviews carried through during the year of 2008. The students in risky situation are recognized as such, from the meanings that are attributed to them by the diverse pertaining to school social actors, in a way that these meanings, as they are shared, go acquiring “real discursive materiality”. The constructed speeches to assign these students are part knowledge/power that identify citizens, that frame the way of being and define what is problematic and is it out of norm. The micropolitic, ritual, fiction practices and aspects of the pertaining to school culture that become possible to understand the form as the students at risk perceive themselves and are perceived in the school were analyzed; how the institution considers these students; how they are fit in this category and how to make unnatural it through the understanding of the processes of subjectivity of themselves in their interstices. It was mapped the governmental strategies, the disciplinal mechanisms that fit the students and locate some of these, not-governed, in an exculpatory situation, considered “of risk” and the lines of escapes, the creative processes that are for them invented to continue in the school and to try the limits between this one and the street.
Palavras-chave: Alunos em situação de risco
disciplinarização
modos de subjetivação
cultura escolar
Students in risky situation
disciplinal
ways of subjectivity way
pertaining to educational culture
CNPq: EDUCAÇÃO
País: brasil
Sigla da Instituição: Faced/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30359
Data do documento: 14-Ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KUEYLA DE ANDRADE BITENCOURT.pdf3,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.