Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30323
Tipo: Dissertação
Título: Técnica de manipulação térmica pré-natal: efeitos sobre o rendimento de incubação e características morfofisiológicas de pintos de corte
Autor(es): Silva, Taís Pinheiro Borges da
Autor(es): Silva, Taís Pinheiro Borges da
Abstract: Foram avaliados os efeitos da técnica de manipulação térmica pré-natal com controle da temperatura de casca do ovo sobre o rendimento de incubação e características morfofisiológicas de pintos de corte. 720 ovos de matrizes pesadas da linhagem Cobb ® , com idade de 49 semanas, foram distribuídos em quatro incubadoras Premium Ecológica ® 200D de estágio único, com capacidade para 200 ovos. As incubadoras foram reguladas para manter a temperatura da casca do ovo (EST) em 37,8ºC (100ºF) e o teor de UR de 55% durante o período de incubação. Entre o 8° e 18º dia de incubação, duas máquinas foram reguladas para manter a EST em 38,9ºC (102ºF), durante seis horas diariamente (Tratamento AT), e as outras duas incubadoras não sofreram mudança de temperatura (Tratamento Controle). Às 516 horas (21 dias) de incubação, os pintos eclodidos fora retirados para contagem de pintos nascidos, e posteriormente uma amostra ao acaso de 40 pintos por tratamento (20 pintos por máquina) foi separada para as análises posteriores. Os resultados não demonstraram diferença significativa nos parâmetros de incubação e qualidade do pintinho (P>0,05), Foram observadas alterações significativas na bioquímica sanguínea. Pintos oriundos do grupo MT apresentaram menores níveis (P≤0,05) de glicemia e glicogênio hepático e maiores níveis de lactato no plasma, além de diminuição no índice hematócrito, quando comparados aos pintos do grupo controle. Não foram encontradas diferenças significativas entre os tratamentos nos outros parâmetros hemogasométricos avaliados (pH, pCO 2, pO 2, Na+, K+, iCa, HCO3-, TCO 2, SO2 e hemoglobina). A manipulação térmica utilizada no presente trabalho alterou o metabolismo energético dos embriões, mas não foi suficiente para afetar o equilíbrio ácido-básico dos pintos. Concluiu-se que esta técnica pode ser aplicada sem causar prejuízo no desempenho zootécnico de incubação.
Palavras-chave: Desenvolvimento embrionário
Epigenética
Frangos de corte
Temperatura da casca do ovo
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Zootecnia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30323
Data do documento: 9-Ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGZOO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tais Pinheiro Borges da Silva - 28-03-2018.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.