Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30204
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado
Autor(es): Barbosa, Vivian de Oliveira
Autor(es): Barbosa, Vivian de Oliveira
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso objetiva compreender a atuação de um assessor de imprensa em empresas socialmente responsáveis que praticam investimento social. Consiste em uma monografia de caráter conceitual, que buscou fazer um levantamento teórico sobre as temáticas correlatas a Responsabilidade Social e Assessoria de Imprensa. Para tanto, foi pesquisada a história e diversos conceitos referentes ao movimento de Responsabilidade Social, focando o contexto empresarial e a inserção deste assunto nas organizações, principalmente por meio da prática do Investimento Social Privado. As funções e os desafios do assessor de imprensa são apresentados junto a uma breve descrição de como a mídia tem acompanhado este movimento, como tem sido a cobertura pela imprensa e possíveis espaços nos meios de comunicação para serem trabalhados por uma assessoria. Ter os diversos conceitos relacionados à Responsabilidade Social Empresarial compreendidos e internalizados pelo assessor de imprensa influencia na clareza da abordagem e na contextualização de uma pauta proposta. Este profissional assume o papel de educador, ao incentivar, entre os jornalistas, o debate de temáticas relativas a ações sociais empresariais. A fim de oferecer exemplos práticos consistentes, a pesquisa culmina na análise de dez entrevistas com profissionais da área, visando reconhecer de que forma conceitos importantes estão inseridos no dia-a-dia de trabalho e determinar algumas estratégias sólidas de divulgação de pautas e de relacionamento com a imprensa.
Palavras-chave: Assessoria de Imprensa
Responsabilidade Social Empresarial
Investimento Social Privado
Mídia e Responsabilidade Social
Pauta social
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30204
Data do documento: 5-Ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Vivian de Oliveira Barbosa_Comunicação Social_Jornalismo.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.