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Tipo: Tese
Título: A crítica da centralidade do lúdico na formação humana: críticas das teses de Johan Huizinga.
Autor(es): Ferreira, Marcelo Pereira de Almeida
Autor(es): Ferreira, Marcelo Pereira de Almeida
Abstract: Cumpre, esta tese a crítica da centralidade do lúdico na formação humana. A problemática do estudo foi: como se desenvolveram os pressupostos ontológicos na teoria da formação humana presente na obra de Johan Huizinga? Para tanto, e considerando que esta desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, o objetivo geral foi reconhecer como se desenvolveram os pressupostos ontológicos na obra de Johan Huizinga acerca de sua defesa da centralidade do lúdico na formação humana e, neste horizonte, os seguintes e específicos objetivos(i) revisar e expor os supostos da ontologia idealista em Hegel; (ii) revisar e expor os supostos da ontologia materialista produzidos por Marx e Engels (face às críticas que teceram ao idealismo alemão) e, por fim, (iii) identificar e criticar a ontologia subjacente à defesa da centralidade do lúdico na formação humana sustentada por Johan Huizinga, especialmente na obra “Homo Ludens”. Neste último, em particular, (i) caracterizei os pressupostos teórico-metodológicos de Johan Huizinga e suas concepções fundantes da História da Cultura, (ii) identifiquei e analisei as obras de Johan Huizinga em seu desenvolvimento, considerando a sua fundação histórico-cultural e sua defesa em torno do lúdico na formação humana, (iii) levantei e investiguei a obra Homo Ludens e, nesta, busquei desvelar os supostos ontológicos da centralidade do lúdico na formação humana, e (iv) apresentei, em contraposição à fundação ontológica de Johan Huizinga, a defesa da centralidade do trabalho na formação humana e as reflexões em defesa desta na formação humana, em particular, no processo formativo docente.
ABSTRACT This thesis accomplishes with critique the critique of the ontological positions that attribute the centrality of the ludic in the human formation. The problem of the study was: how did the ontological presuppositions of the defense in the theory of the human formation present’s in the work that Johan Huizinga? To that end, and considering that it was developed from a bibliographical research, the general goal was to recognize how the ontological presuppositions in the work of Johan Huizinga were developed on his defense of the centrality of the ludic in human formation, and in this direction, the following and specific goals: (i) review and expose the assumptions of the idealistic ontology in Hegel, (ii) revise and expose the assumptions of the materialist ontology produced by Marx and Engels in the face of criticisms of German’s idealism, and finally, (iii) identify the development of the underlying ontology of the defense of the centrality of the ludic in human formation sustained by Johan Huizinga, especially in the work Homo Ludens. In this last one, specifically, (i) I described Johan Huizinga's theoretical and methodological assumptions and his founding conceptions of the History of Culture, (ii) I identified and analyzed Johan Huizinga's literary work in its development, considering its historical-cultural foundation and his defense around the ludic in human formation, (iii) I did a research and investigated the work Homo Ludens and aimed to unveil the ontological assumptions of the centrality of the ludic in human formation, and (iv) presented, in opposition to the ontological foundation of Johan Huizinga , the defense of the centrality of work in human formation and the reflections in defense of this in the human formation, in particular, in the formative teaching process.
RESUMEN En esta tesis, la crítica de las posiciones ontológicas que atribuyen centralidad del lúdico en la formación humana. La problemática del estudio fue: ¿cómo se desarrollaron los presupuestos ontológicos en la teoria de la formación humana presente en la obra de Johan Huizinga? Para ello, y considerando que ésta se desarrolló a partir de una investigación bibliográfica, el objetivo general fue reconocer cómo se desarrollaron los presupuestos ontológicos presentes en la obra de Johan Huizinga acerca de su defensa de la democracia la centralidad del lúdico en la formación humana y, en este horizonte, los siguientes y específicos objetivos (i) revisar y exponer los supuestos de la ontología idealista en Hegel; (ii) revisar y exponer los supuestos de la ontología materialista producidos por Marx y Engels (frente a las críticas que tejían al idealismo alemán) y, por último, (iii) identificar y criticar la ontología subyacente a la defensa de la centralidad del lúdico en la formación humana sostenida por Johan Huizinga, especialmente en la obra "Homo Ludens". En este último, en particular, (i) caracterice los presupuestos teórico-metodológicos de Johan Huizinga y sus concepciones fundantes de la Historia de la Cultura, (ii) identificé y analizé las obras de Johan Huizinga en su desarrollo, considerando su fundación histórico-cultural y (...) su defensa en torno al lúdico en la formación humana, (iii) levanté e investigue la obra Homo Ludens y, en ésta, procuré desvelar los supuestos ontológicos de la centralidad del lúdico en la formación humana, y (iv) presenté, en contraposición a la fundación ontológica de Johan Huizinga, la defensa de la centralidad del trabajo en la formación humana y las reflexiones en defensa de ésta en la formación humana, en particular, en el proceso formativo docente.
Palavras-chave: Ontologia
Johan Huizinga
Formação Humana
Filosofia
Ontology
Human Formation
Ontología
Formación humana
CNPq: Educação
Filosofia
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACED/UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30155
Data do documento: 24-Jul-2019
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