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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A (in)visibilidade dos povos ciganos na mídia impressa brasileira
Autor(es): Batista, Joaci Conceição
Autor(es): Batista, Joaci Conceição
Abstract: Este trabalho tem como premissa a (in)visibilidade dos povos ciganos que vivem no Brasil pela mídia impressa nacional. Os dados foram colhidos durante a pesquisa Faces do Brasil entre outubro de 2010 e junho de 2012 e utiliza como metodologia a análise quantitativa e qualitativa, a chamada análise de conteúdo culminando no que chamamos aqui de invisibilidade dos povos ciganos que vivem no Brasil, uma população que, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, gira em torno de 800 mil a um milhão de pessoas que a sociedade ignora e a mídia contribui com essa ignorância, omitindo-se ou fingindo não vê-los. Entendendo que o jornalismo moderno tem deveres e obrigações para com a sociedade, entre elas a contribuição para a difusão da diversidade cultural e étnica, fazemos aqui uma crítica ao modo como os membros de comunidades ciganas brasileira tem sido retratados pela imprensa que insiste em generalizá-los em, especialmente nos casos relativos à violência e/ou estelionato, agiotagem.
Palavras-chave: Ciganos
Jornalismo
Analise de conteúdo
Invisibilidade
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30067
Data do documento: 17-Jul-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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