Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30058
Tipo: Dissertação
Título: Perspectivas da formação docente no contexto da inclusão de pessoas com deficiências no ensino regular
Autor(es): Nascimento, Edlene Araújo
Autor(es): Nascimento, Edlene Araújo
Abstract: Este estudo busca refletir sobre a formação dos professores na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Foi realizada uma revisão sistemática da produção cientifica nacional sobre a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva. O marco temporal da pesquisa corresponde ao período de 2006 a 2016. A abordagem de análise e discussão encontra-se fundamentada no levantamento dos estudos na base nacional de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Scientific Electronic Library Online (Scielo). O estudo possui uma abordagem qualitativa com base em 21 artigos que discutem a questão da formação de professores na perspectiva da educação inclusiva no Brasil. Os estudos apresentaram discussões sobre a formação de professores e as políticas de inclusão, destacando a necessidade de debater o contexto da formação do professor, bem como trataram da necessidade de mudanças nos modelos dos cursos de formação docente. Verificou-se que as políticas de inclusão, no Brasil, exigem uma nova perspectiva para a formação docente. Ficou evidente que as instituições de ensino superior estão proporcionando uma formação lacunar, por isso foram sinalizadas propostas para uma reforma urgente das licenciaturas, pois para desempenhar um papel inclusivo, o professor necessita de uma formação que o capacite.
Palavras-chave: Formação de Professores
Educação Inclusiva
Atendimento em Classe Comum
Professores - Necessidades especiais
Formação continuada
CNPq: Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30058
Data do documento: 16-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NO ENSINO REGULAR.pdf578,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.