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Title: Educação profissional e currículo em educação física: memórias de uma instituição centenária.
Authors: Venturini, Micheli
???metadata.dc.contributor.advisor???: Leiro, Augusto Cesar Rios
Keywords: Currículo,;Memória;Educação física;Educação profissional;Curriculum;Memory;Physical Education;Professional Education
Issue Date: 15-Jul-2019
Abstract: Essa investigação toma como referência as memórias dos professores de Educação Física do IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e os projetos pedagógicos/currículos da área em 5 momentos históricos de transformação institucional dessa escola centenária de educação profissional.Direciona-se aos registros históricos da Educação Física de onde decorrem as seguintes questões/problemas: 1) quais as memórias que os professores de Educação Física de cada período histórico de mudança legal?; 2) quais eram os projetos pedagógicos/currículos de Educação Física em cada marcador histórico? Ao considerar a extensão do campo empírico, decidi recortar o tempo histórico dos 100 anos de IFBA, focando a atenção em 5 marcadores históricos pelos quais o IFBA, no campus Salvador, passou: Escola de Aprendizes e Artífices da Bahia; Liceu Industrial de Salvador; Escola Técnica da Bahia/Escola Técnica Federal da Bahia; Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia – CEFET e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Por considerar de extrema conveniência e importância, também procedi à análise dos Projetos Pedagógicos construídos e seguidos em cada período. Tal posicionamento decorreu da prévia compreensão de que, seja como atividade, oficina ou disciplina curricular, a Educação Física sempre constituiu parte integrante da formação dos profissionais formados na referida instituição, no entanto muito pouco ficou registrado das memórias que hoje carregam os próprios professores protagonistas dessa escrita e ex-alunos, que deveria ser conhecida pela comunidade atual do IFBA. Então, encontrei histórias de pessoas que construíram com a identidade curricular da Educação Física do IFBA em algum momento de suas vidas, que ajudaram a compreender melhor a constituição da área de conhecimento Educação Física no cenário da Educação Profissional. Os conceitos fundamentais utilizados para a compreensão do fenômeno investigado foram a memória referenciada nos escritos de Le Goff, intelectuais a partir da compreensão gramsciniana e currículo tomando como base a contribuição de Sacristán. Para essa investigação lancei mão dos procedimentos de coleta de dados num grupo focal e da busca da história oral, além da análise documental. Os depoimentos e os documentos revelam que a Educação Física do IFBA sempre caminhou na perspectiva de um projeto próprio, que em determinado momento se pactuava com as orientações educacionais/profissionais da instituição, mas que atualmente pouco acompanha/incorpora do próprio projeto pedagógico orientador da instituição e do projeto de sociedade, além de não conseguir ter identidade com um projeto próprio.
ABSTRACT This investigation tes the Physical Education teachers’ akmemories of the Federal Institution of Science and Technology of Bahia (IFBA) and its pedagogical projects/syllabus of the area in five distinct historical moments of institutional transformation of this centenary school of professional education. The study is directed to the historical records of Physical Education from which the following questions emerge: 1) What are the memories of IFBA’s Physical Education teachers in each historical period of legal change? 2) What were the Physical Education pedagogical projects/syllabus in each historic marker? By considering the extension of the empiric field, I decided to delimitate the historical period of IFBA’s centenary, focusing on five historic markers that IFBA, Salvador’s campus, went through: School of Learners and Craftsmen of Bahia; Industrial Liceu of Salvador; Technical School of Bahia/ Federal Technical School of Bahia; Federal Center of Technological Education of Bahia – CEFET and the Federal Institution of Educatiom, Science and Technology of Bahia – IFBA. By considering the extreme importance and convenience, I also conducted and analysis of the pedagogical projects constructed and followed by each period. Such positioning comes from the previous understanding that, whether as an activity, workshop or a curriculum discipline, Physical Education has always been constitutive of the education of professionals who graduated in the mentioned institution; however, little was recorded from the memories of those protagonist teachers and writers of those stories and ex-students, which should be known by IFBA’s today community. Thus, I found stories of people who built, at some point of their lives, the identities of IFBA’s Physical Education curriculum and who contributed for a better understanding of the constitution of Physical Education in the context of Professional Education. The fundamental concepts to comprehend the investigated phenomenon is referenced on Le Goff’s writings, intellectuals as understood in the Gramsci perspective and curriculum,taking as fundamental base the contribution of Sacristán. For doing so, I handled the procedures of collecting data in a focal group and in the search of oral history, as well as the fundamental analysis. The testimonials and documents reveal that the Physical Education in IFBA has always been directed in the perspective of its own,that in a certain moment convened with the educational/professional orientation of the institution, but, actually barely accompanied/incorporated the pedagogical project that guided the institution and society, thus not acquiring identity with its own project.
RESUMÉN Esta investigación toma como referencia las memórias de los profesores de educación física de IFBA - Instituto Federal de Educación , Ciencia y Tecnología de la Bahía y de la zona de la enseñanza / plan de estudios en 5 momentos históricos de la transformación institucional de estos proyectos de educación desta escuela centanaria. Dirige los registros históricos de la educación física que se derivan las siguientes preguntas / cuestiones : 1 ) ¿cuáles son las memorias de los profesores de Educación Física en cada período histórico de cambio legal, 2 ) ¿Cuáles fueron los proyectos pedagógicos de la Educación Física a cada marcador histórico? Cuando se considera la magnitud del campo empírico, decidió cortar la larga historia de 100 años de IFBA , centrando la atención en cinco marcadores históricos por los cuales la IFBA , en el campus Salvador, consumido: Escuela de Artesanos y Bahía ; Colegio Industrial de Salvador ; Escuela Técnica Superior de la Escuela Técnica de Bahía / Federal de Bahía, Centro Federal de Educación Tecnológica de Bahía - CEFET y el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Bahía - IFBA . Teniendo en cuenta la extrema conveniencia e importancia, también el procedimiento de análisis de los Proyectos Pedagógicos construido y seguido en cada período. Esta posición llevó a cabo la comprensión antes que en cualquier actividad, la educación física siempre ha sido una parte integral de la formación de los profesionales en esa institución, sin embargo, muy poco se registró memorias que hoy llevan los propios protagonistas que los maestros escrito y antiguos alumnos, que deben ser conocidos por la comunidad actual IFBA . Por lo tanto, me encontré con historias de personas que han construido con la identidad del currículo de Educación Física de la IFBA en algún momento de sus vidas , lo que nos ayudó a comprender la constitución del área de conocimiento de Educación Física en el escenario de la Formación Profesional . Los conceptos fundamentales utilizados para entender el fenómeno investigado se hace referencia a la memoria en los escritos de Le Goff, intelectuales de comprensión gramsciniana y reanuden tomando como base la contribución de Sacristán. Para esta investigación he dibujado los procedimientos para la recolección de datos en un grupo de discusión y la búsqueda de la historia oral , además de documentar el análisis. Los testimonios y documentos revelan que la Educación Física IFBA caminaba siempre desde la perspectiva de su propio diseño, que en un momento fue pactuava con las directrices educativas/ profesionales de la institución, pero en la actualidad poco ele proyecto en sí pouco incorpora las directrices pedagógicas de la institución y el diseño de la sociedad, y no puede tener identidad con su propio proyecto.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30049
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