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Title: Educação profissional e tecnológica do campo: proposta para o IF Sertão-PE no território da Reforma agrária do município de Santa Maria da Boa Vista.
Authors: Cruz, Jeziel Junior da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Carvalho, Marize Souza
Keywords: Ensino profissional;Educação - efeitos e inovações tecnológicas;Educação rural;Desenvolvimento sustentável;Cooperativismo;Educação profissional tecnológica do campo;Desenvolvimento territorial sustentável;Agroecologia;Professional field technological education;Sustainable territorial development;Cooperativism;Agroecology
Issue Date: 27-Jun-2019
Abstract: Este trabalho teve como objetivo desenvolver um projeto de intervenção no território do Assentamento Nossa Senhora da Conceição, no município de Santa Maria da Boa Vista – Pernambuco, para implantação da Educação Profissional Tecnológica do Campo (EPT do Campo). Para isso, traz uma abordagem qualitativa de pesquisa, guiada pela pesquisa-ação, apoiando-se na pesquisa de campo, na análise e compilação bibliográfica e na pesquisa documental. Como técnica de pesquisa, aplicou-se questionários com a participação de alunos integrantes do projeto de intervenção, como também, na população campesina do território, com líderes comunitários, coordenadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, coordenadores da Secretaria Municipal da Educação e os Técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER. Esse projeto de intervenção gerou a implantação da Educação Profissional Técnica -EPT do Campo, nos territórios da área da reforma agrária do município de Santa Maria da Boa Vista – PE, que tem um dos maiores contingentes da população da reforma agrária do país. Nesse contexto, a pedagogia da alternância torna-se uma possibilidade pertinente ao atendimento das demandas da agricultura camponesa no âmbito dos cursos técnicos. Percebeu-se que o ensino na modalidade subsequente é o que se apresenta mais adequado para este contexto. O ensino concomitante também representa uma alternativa viável, desde que haja condições adequadas de infraestrutura para seu pleno funcionamento. A construção para as demais modalidades como a de nível superior, é preciso fazer com toda a comunidade camponesa, bem como, no processo de implementação dos cursos e programas institucionais, garantindo a participação de todos os atores sociais, diminuindo resistências e aumentando a probabilidade de sucesso dos mesmos. A formação pedagógica de professores deve também ser ressaltada, pois muitos deles vieram de áreas técnicas e não possuem a compreensão das concepções teóricas, filosóficas e metodológicas da educação, em particular da profissional tecnológica do campo.
ABSTRACT The objective of this work was to develop an intervention project in the territory of the Nossa Senhora da Conceição Settlement, in the municipality of Santa Maria da Boa Vista -Pernambuco, to implement the Technological Professional Education of the Field. For this, it brings a qualitative approach to research, guided by action research, based on field research, analysis and bibliographic compilation and documentary research. As a research technique, questionnaires were applied with the participation of students in the intervention project, as well as in the peasant population of the territory, with community leaders, coordinators of the Movement of Landless Rural Workers (MST), coordinators of the Municipal Secretariat of Education and the Technicians of the Technical Assistance and Rural Extension (ATER). This project of intervention generated the implantation of the Technical Professional Education of the Field, in the territories of the agrarian reform area of the municipality of Santa Maria da Boa Vista - PE, which has one of the largest contingents of the country's agrarian reform population. In this context, the pedagogy of alternation becomes a pertinent possibility to meet the demands of peasant agriculture in the scope of technical courses. It was perceived that teaching in the subsequent modality is the most appropriate for this context. Concomitant teaching also represents a viable alternative, provided there are adequate infrastructure conditions for its full functioning. The construction of other modalities such as the higher level must be done with the whole peasant community, as well as in the process of implementing institutional courses and programs, ensuring the participation of all social actors, reducing resistance and increasing the probability of success. The pedagogical training of teachers should also be emphasized, since many of them came from technical areas and do not have an understanding of the theoretical, philosophical and methodological conceptions of education, particularly of the field professional.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29957
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