Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2994
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Epidemiologia do desenvolvimento cognitivo de escolares em Jequié, Bahia, Brasil: procedimentos de avaliação e resultados gerais
Título(s) alternativo(s): Cadernos de Saúde Pública
Autor(es): Santos, Darci Neves dos
Borges, Ana Patrícia V.
Pereira, Paula Sanders
Chalhub, Anderson Almeida
Happé, Francesca
Silva, Rita C. Ribeiro
Assis, Ana Marlucia de Oliveira
Blanton, Ronald Edward
Parraga, Isabel Martin
Reis, Mitermayer Galvão dos
Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Barreto, Mauricio Lima
Autor(es): Santos, Darci Neves dos
Borges, Ana Patrícia V.
Pereira, Paula Sanders
Chalhub, Anderson Almeida
Happé, Francesca
Silva, Rita C. Ribeiro
Assis, Ana Marlucia de Oliveira
Blanton, Ronald Edward
Parraga, Isabel Martin
Reis, Mitermayer Galvão dos
Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Barreto, Mauricio Lima
Abstract: Este artigo descreve metodologia, aplicação e utilidade do teste das Matrizes Progressivas de Raven e do Teste de Sondagem Intelectual (TSI), comparando-os ainda com o rendimento escolar do aluno, em Jequié, Bahia. O Raven, que avalia o raciocínio não-verbal, foi aplicado a 374 escolares (7 a 17 anos). Somente 231 TSI foram respondidos porque requeriam habilidades de leitura e escrita. Foram coletadas notas escolares para todos os participantes. Um questionário avaliando recursos da escola e perfil do professor foi respondido por duzentos professores. Os escores dos testes Raven e TSI apresentaram uma boa correlação entre si (r = 0,53, p < 0,001) porém menor com as médias escolares (r = 0,22, p < 0,001 e r = 0,12, p < 0,07 respectivamente). Os escores do Raven e do TSI apresentaram baixas correlações com os conceitos escolares. A média de escores, tanto no teste Raven como no TSI, foi maior entre os meninos, sendo superior o desempenho das meninas nas notas escolares. De maneira geral o nível de desempenho cognitivo encontrado está aquém do esperado em crianças do grupo de idade analisada.
Palavras-chave: Cognição
Estudos de Avaliação
Estudantes
Avaliação Educacional
Saúde Escolar
Cognition
Evaluation Studies
Students
Educational Measurement
School Health
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2994
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9300.pdf70,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.