Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29815
Tipo: Dissertação
Título: Qualificação profissional de pessoas com (d)eficiência física e pessoas com (d)eficiência visual: um estudo de egressos
Autor(es): Nascimento, Eliane de Sousa
Autor(es): Nascimento, Eliane de Sousa
Abstract: Qualificação é a palavra de ordem na contemporaneidade, e, no caso de Pessoas com Deficiência, a sua falta, ou uma baixa profissionalização e escolaridade leva a dificuldades para a inserção no trabalho. O objeto deste trabalho é investigar a contribuição dos cursos de qualificação profissional para a inserção de Pessoas com Deficiência física e deficiência visual no mercado de trabalho, e tem como objetivos específicos: discutir como cursos de qualificação interferem na inserção das Pessoas com Deficiência no trabalho; investigar as razões que motivaram as Pessoas com Deficiência física e deficiência visual a fazerem cursos de qualificação profissional; identificar as ocupações desempenhadas pelas Pessoas com Deficiência após os cursos de qualificação. Adotou-se, nesta pesquisa, a metodologia do tipo qualitativa, de cunho etnográfico, realizada através de pesquisa bibliográfica e trabalho de campo feito com entrevistas semiestruturadas, com roteiro de questões abertas e fechadas, previamente elaboradas. As entrevistas foram feitas com 10 Pessoas com Deficiência física e 10 Pessoas com Deficiência visual que haviam feito cursos de qualificação profissional. As informações coletadas no trabalho de campo foram transcritas, tabuladas e analisadas, e depois essas foram articuladas com os diversos tipos de dados pesquisados. Os resultados da análise de todas as informações evidenciaram que os cursos de qualificação não foram eficazes no que se refere à inserção das Pessoas com Deficiência física e das Pessoas com Deficiência visual no mercado de trabalho. As razões para as escolhas dos cursos vão desde a busca pela inserção e a reinserção no trabalho; pela socialização, aquisição de conhecimento, e principalmente, pelo reconhecimento social da sua capacidade e potencialidade. As ocupações desempenhadas, após os cursos, têm pouca relevância social e não permitem um pleno aproveitamento da capacidade e habilidade dessas pessoas. Apesar da Lei de Cotas 8.213/91, regulamentada pelo Decreto Federal 3.298/99, garantir a inserção dessa população nos postos de trabalho, essa pesquisa constatou que para os sujeitos de pesquisa entrevistados, isso não aconteceu. Verificou-se que isso ocorre por inúmeros motivos, desde uma escolaridade e uma qualificação que não atendem as demandas do mercado e também, a falta de adaptação das empresas, da acessibilidade, dificuldade para o ir e vir, e a desinformação da sociedade e dos empresários acerca das habilidades e competências das Pessoas com Deficiência física e deficiência visual.
ABSTRACT Qualification is the watchword today and, in the case of People with Disabilities, their absence, or a low professionalism and/or schooling leads to difficulties for the insertion in the job. The object of this work is to investigate the contribution of professional qualification courses for the insertion of People with Disabilities and visual disabilities in the job market, and has as specific objectives: discuss how qualification courses interfere on insertion of People with Disabilities in the workplace; investigate the reasons for which the People with Disability and impaired vision to make vocational courses; identify sit-ins performed by People with Disabilities after qualification courses. Standardized on this research, the methodology of qualitative type, imprint ethnographic, accomplished through bibliographical and fieldwork done with interviews semistructured, with route open and closed issues, previously established. The interviews were made with 10 People with Disabilities and 10 People with visual Disabilities who had done courses of vocational qualification. The information collected in fieldwork were transcribed, tabulated and analyzed, and after these were articulated with the various types of data searched. The results of the analysis of all information revealed that the qualification courses have not been effective as regards the inclusion of People with Disabilities and People with visual Disabilities in the job market. The reasons for the choice of courses range from the quest for insertion and reinsertion into work; by socialization, acquiring knowledge, and primarily by social recognition of their ability and potential. Sit-ins performed after the courses, have little social relevance and do not allow a full capacity and ability of such persons. Despite the quota Law 8.213/91, regulated by the Decree Law 3298/99 to facilitate the insertion of this population in jobs available to them in this poll found that in the subject search respondents, this has not happened, the waves continue to be offered and not fulfilled. It was found that this occurs for many reasons, from a school and a qualification which do not meet the demands of the market and also the lack of adaptability, accessibility, difficult to go and see, and misinformation society and entrepreneurs of the skills and competence of Persons with Disabilities and visual disabilities.
Palavras-chave: Qualificação Profissional
Inserção no Trabalho
Deficiência Física
Professional Qualification
Deficiência Visual
Disability and Impaired Vision
Insertion in The Job
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29815
Data do documento: 10-Jun-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIANE DE SOUSA NASCIMENTO dissertação FINAL-merged.pdf4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.