Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29809
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de inglês para fins específicos: considerações acerca do desenvolvimento da competência comunicativa no ensino de língua inglesa em uma turma do curso de graduação em hotelaria e turismo de uma IES do município de Lauro de Freitas
Autor(es): Conceição, Edinara Rita Nascimento
Autor(es): Conceição, Edinara Rita Nascimento
Abstract: Inserida no âmbito da lingüística aplicada, esta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico possui um caráter descritivo-interpretativo e mostra minhas reflexões acerca do ensino da língua inglesa no nível superior de ensino, tomando como ponto de partida minhas experiências em sala de aula nos cursos de Turismo e Hotelaria. Buscando responder aos questionamentos iniciais desta pesquisa, aqui resumidos em: “Como se dá o desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa nos profissionais da hospitalidade através da abordagem de ensino instrumental de línguas?”, uso os conceitos desenvolvidos por Canale e Swain (1980) e Canale (1983), no que diz respeito à competência comunicativa, bem como as considerações na área da abordagem de ensino instrumental de línguas implementadas por Hutchinson e Waters (1987), por considerar as proposições que apresentam referencial teórico mais adequado ao contexto desta pesquisa. As considerações finais deste estudo apontam que a abordagem instrumental de ensino de línguas não atende às necessidades do profissional da hospitalidade, dos cursos analisados, no que diz respeito ao desenvolvimento da sua competência comunicativa em função da inviabilidade das condições de trabalho apresentadas na IES, bem como da parca atenção dada ao enfoque fonético-fonológico no tocante às estruturas trabalhadas.
This qualitative work draws on ethnographic methodology to study foreign language teaching, traditionally belonging to the field of Applied Linguistics. It provides a descriptive and interpretive account of the teaching of English at the university against the touchstone of my own experience and reflections on teaching English for Tourism and Hotel undergraduates. The main question addressed in this study is how tourism and hotel professionals develop their communicative competence in English when exposed to an ESP teaching approach. In order to answer such question, I draw on the concept of communicative competence as proposed by both Canale and Swain (1980) and Canale (1983), as well as on the discussion about teaching a foreign language for specific purposes provided by Hutchinson e Waters (1987), which came to be the theoretical literature that best suits the context of this research. The findings of the study point out to the fact that an ESP approach to the teaching of English for Tourism and Hotel undergraduates, in the courses under analysis, does not answer their needs to foster their communicative competence once the conditions offered by the establishment are not appropriated such as the focus given to the speaking skill is quite none.
Palavras-chave: Língua inglesa - estudo e ensino
Competência comunicativa
Turismo
Indústria hoteleira
Inglês para fins específicos
ESP
Communicative competence
Tourism and hotel staff
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29809
Data do documento: 7-Jun-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertaçao ednara rita.pdf5,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.