Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29798
Tipo: Tese
Título: O ethos escolar como estruturante da formação ético-moral na educação básica
Autor(es): Furtado, Natália Maria Reis Oliveira
Autor(es): Furtado, Natália Maria Reis Oliveira
Abstract: No presente estudo, analisamos o ethos escolar com base nas representações e concepções manifestas, no discurso e nas relações estabelecidas no espaço escolar, e seus reflexos na configuração da educação ético-moral, promovida pela Escola Mandala, objetivando identificar o papel das construções individuais e coletivas, na constituição de um território relacional polilógico. Numa abordagem participativa, buscamos interpretar o cotidiano escolar, a partir de uma “hermenêutica densa”, que, ao significá-lo de “dentro”, abarcou um alto nível de implicação do pesquisador e a participação efetiva dos sujeitos envolvidos. A Escola pesquisada faz parte da Rede Particular de Ensino de Ilhéus, BA, embora seja uma instituição sem fins econômicos, está vinculada a uma Associação de Pais. Em nossa trajetória interpretativa empregamos técnicas de observação participante; registro e análise de atividades grupais, próprias do ambiente institucional; observação, com registro cursivo, de diversos momentos da vida escolar (reuniões, conselho de classe, prática em sala de aula, momentos de chegada e saída, etc.), análises de documentos formais e de “diário de bordo” das professoras, etc.. O estudo sobre a educação ético-moral, mediatizada pelo ethos escolar, envolveu a reflexão sobre múltiplos aspectos, tais como: a estrutura de poder na Escola; as concepções expressas pelos educadores no discurso, nas relações e na prática pedagógica; a articulação entre o que expressam os documentos formais e as práticas efetivadas no cotidiano; os mecanismos de reflexão e de transformação adotados pela comunidade escolar; a compatibilidade entre os pressupostos teóricometodológicos preconizados e o agir-refletir institucional; o nível de consciência sobre a natureza moralizadora da ação escolar e suas materializações; etc.. Depreendemos, a partir da interpretação dos dados, que a construção de uma ambiência de paz e de solidariedade não exclui o conflito e as contradições, mas, pelo contrário, faz deles alvos de reflexões, que suscitam um constante processo de qualificação e transformação. Grande parte das dificuldades enfrentadas, para instalação de um ethos solidário, encontrou raízes no fechamento ao diálogo e na resistência às mudanças significativas. Destarte, a existência da censura subliminar aos assuntos (tratáveis e intratáveis) levava à sensação de normalidade artificial, que pouco contribuía para efetivação de comunicações assertivas. Além disso, constatamos a existência de um canal comunicativo, de fluxo rápido (rádio corredor), onde os assuntos intratáveis circulavam sem qualquer censura. Porém, quando as situações, de difícil trato, eram enfrentadas, de forma crítico-reflexiva, a realidade escolar perdeu o seu ar de calma artificial e ganhou uma dinâmica singular, onde os sentimentos, antes sufocados, puderam vir à tona e deixaram de existir conteúdos vedados à comunicação. O trabalho de educação das emoções desenvolvido contribuiu, significativamente, para a redução da freqüência de comportamentos de “queixa” e de “culpabilização” do outro. A atividade de planejamento da ação pedagógica foi feita com relativa autonomia. Entretanto, em alguns casos, as docentes, apresentaram inabilidade na explicitação de sua intencionalidade (objetivos), ora por insuficiência argumentativa, ora por inconsistência teórica. Tal fato desembocou numa dificuldade, relativamente generalizada, de avaliar a aprendizagem dos educandos e de se auto-avaliar. Outrossim, instrumentos didáticos como: relatórios individuais, portfólios, “diários de bordo” e o Conselho de Classe, quando utilizados de forma coordenada e concomitante, forneceram um suporte consistente ao processo reflexivo e ao redimensionamento da ação pedagógica. A comunidade escolar mostrou-se consciente de que somente uma ambiência escolar, onde as trocas empreendidas sejam, preponderantemente, de respeito mutuo e de cooperação, pode ensejar níveis elevados de autonomia e de autoconsciência, possível num ethos resultante do equilíbrio móvel entre a razão e a emoção. Assim, independente do paradigma de Educação Ético-Moral anunciado, o mais importante é que conduza a uma nova postura ética individual, a uma atitude crítico-reflexiva, em todos os âmbitos de atividade humana, e, principalmente, na educação. Em suma, a busca, desse novo ethos, como constatamos, pode não ser uma solução fácil, mágica e final, mas, sem dúvida, é um começo promissor de um processo mutante, necessariamente, inacabado.
RÉSUMÉ: Dans la présente étude, nous analysons l´ethos scolaire en ayant pour base les représentations et les conceptions manifestes dans le discours et dans les rapports établies dans l'espace scolaire, et leurs réflexes dans la configuration de l'éducation éthique-morale, promue par l'École Mandala, dans l´objectif d´identifier le rôle des constructions individuelles et collectives dans la constitution d'un territoire relationnel avec des logiques plurielles. Dans un abordage participatif, nous cherchons d´interpréter le quotidien de l´école, a partir d'une "herméneutique dense", que au moment de le signifier à partir de l'intérieur, a embrassé un haut niveau d'implication du chercheur et la participation accomplit des sujets engagés. L'école choisie pour la recherche fait partie du réseau privé d'enseignement d'Ilhéus, BA, et, bien que ce soit une institution sans intérêts lucratifs, elle fait partie d´une association de parents. Dans notre trajectoire interpretative nous employons des techniques de l´observation participative; le registre et l'analyse des activités en groupe, propres de l'environnement institutionnel; l´observation avec registre écrit des divers moments de la vie scolaire (les réunions, les conseils de l´équipe, le quotidien de classe, les moments d´arrivée et de sortie, etc.), des analyses de documents officiels et le "journal de bord" des enseignantes, etc. L'étude sur l'éducation éthique-morale, médiatisé par le ethos scolaire, a impliqué la réflexion sur multiples aspects, tels comme: la structure de pouvoir dans l'École; les conceptions exprimées par les éducateurs dans leurs discours, leurs rapports et dans la pratique pédagogique; le joint entre ceux qu´expriment les documents officiels et les pratiques accomplies dans le quotidien; les mécanismes de réflexion et des changements adoptés par la communauté scolaire; la compatibilité entre les presuppositions d´empreite théorique et méthodologique adoptés e l´action et la réflexion institutionnelle; le niveau de conscience sur la nature moralisatrice de l'action scolaire et leurs matérialisations; etc. Nous observons, a partir de l'interprétation des données, que la construction d'un environnement pacifique et solidaire n'exclut pas le conflit et les contradictions, mais, par contre, fait d'elles des cibles de réflexions, qui suscitent un constant processus de qualification et de changements. La majeur partie des difficultés affrontées, pour installation d´un ethos solidaire, a trouvé ces racines dans la fermeture au dialogue et dans la résistance aux changements significatifs. Néanmoins, l'existence de la censure subliminale aux sujets (les traitables et les interdits) conduisait à la sensation de normalité artificielle, qui ne contribuait pas pour la réalisation des communications assertives. En outre, nous constatons l'existence d'une voie de communication, de flux rapide (radio-couloir), où les sujets interdits circulaient sans quelconque censure. Néanmoins, quand les situations, de difficile traitement, étaient affrontées, de façon critique, la réalité scolaire a perdu son air de calme artificiel et a gagné une dynamique singulière, où les sentiments étouffés, ont pu émerger et des contenus interdits à la communication .ont cessé d´exister. Le travail d'éducation des émotions développé dans l´institution a contribué, significativement, a la réduction de la fréquence de comportements “de plainte" et “d´accusation" de l'autre. L'activité de planification de l'action pédagogique a été faite avec relative autonomie. Néanmoins, dans quelques cas, les professeurs, ont démontré une certaine difficulté en expliciter leurs intentionnalités (objectifs), soit par l´insuffisance d´arguments, ou par inconsistance théorique. Cette circonstance a déboucheé dans une difficulté, relativement généralisée, d'évaluer l'apprentissage des élèves et de conduire ça auto-évaluation. De plus, des instruments didactiques comme: les rapports individuels des enseigants, les “portifolios”, les "journaux de bord" et les conseils de l´équipe, quand utilisés de forme coordonnée et concomitante, ont fourni un support cohérent au processus de réflexion et au redimensionnement de l'action pédagogique. La communauté scolaire s'est montrée conscient de que seulement un environnement scolaire, dont les échanges entrepris soient, prépondérantement, conduits par le respect réciproque et par la coopération, peut viabiliser des niveaux élevés d'autonomie et d'auto-conscience, possible dans un ethos resultant de l'équilibre mobile entre la raison et l'émotion. Ainsi, indépendant du paradigme d'éducation éthiquemorale annoncé, le plus important c´est qu´il conduise a une nouvelle position morale individuelle, a une attitude critique, dans tous les contextes d'activité humaine, et, principalement, dans l'éducation. En résumée, la recherche de ce nouveau ethos, comme nous constatons, peut ne pas être une solution facile, magique et finale, mais, sans aucun doute, c'est un commencement prometteur d'un processus mutant, nécessairement, non fini.
ABSTRACT: In the present study, we analyzed the school ethos based upon the representations and manifest conceptions, upon the speech and the relationships established in the school space, considering their consequences in the configuration of the ethicalmoral education promoted by the ‘Mandala School’, with the objective of identifying the roles of the individual and collective constructions in the constitution of a polylogical relationship territory. In a participatory approach, we attempted to understand the school routine on a daily basis, starting from a dense hermeneutics that sought the meanings from an inside perspective, which led to a high level of the researcher's involvement and an effective participation of the involved subjects. The researched school is part of the teaching private network of Ilhéus (Bahia, Brazil) and, although it is an institution without profit goals, it is linked to a Parents Association. In our research track, we used several techniques, such as participatory observations, registration and analysis of group activities typical of the institutional environment, written records of observations made out of several moments of the school life (meetings, classes assessment, class room’s practice, moments of arrival and exit, etc.), analyses of legal documents and of "class diaries” of the teachers, among others. The study of the ethical-moral education, mediated by the school ethos, involved the thoughtfulness about multiple aspects, such as the structure of power in the school, the conceptions expressed by the educators in their speech, relationships and pedagogic practice, the conection between what is expressed in the formal documents and what is practically done and achieved on a daily basis, the mechanisms of reflection and transformation adopted by the school community, the compatibility between the theoretical-methodological assumptions and the ‘thinkingacting’ of the institution; the level of consciousness about the moralist nature of the school action and its concrete achievements, etc. We inferred from the interpretation of the data and information collected that the construction of a peaceful and collaborative environment does not preclude the conflict and the contradictions, but, on the contrary, turn them into targets for considerations that generate a constant process of qualification and transformation. A great part of the difficulties faced, for a solidarity-ethos settlement, was based upon a behavioral antagonism to the dialogue and upon a natural resistance to significant changes. In fact, the existence of a hidden censorship to the subjects (prone or not to discussion) led to the sensation of an "artificial normality" that little contributed to the accomplishment of assertive communications. Moreover, we verified the existence of a fast-flow talking channel, the “hallway radio”, where those avoided subjects circulated without any censorship. However, when situations of more difficult handling were faced in a critical-reflexive way, the school reality lost its air of artificial calm and acquired a particular dynamics, where the feelings, before suffocated, were able to come to surface, such that those avoided issues were opened for communication. The work here developed in terms of education of the emotions contributed significantly for a reduction in the frequency of cases of complaints and guilt attribution. The activity of planning the pedagogic action was performed with a relative autonomy. However, in some cases, the school teachers presented a lack of ability in expressing correctly their goals and intention, some times due to an argumentation inadequacy, other times due to a theoretical inconsistency. This has caused a widespread difficulty among them in properly proceed with the students learning evaluation, as well as with self-evaluation. On the other hand, the use of other didactic instruments such as individual reports, ‘portfolios’, class-diary and the Class Council meetings, when used in a coordinate and concomitant way, supplied a consistent support to the reflexive process and transformation of the pedagogic action. The school community has shown the consciousness that only a school environment where the interactions are predominantly of mutual respect and cooperation, can assure high levels of autonomy and self-conscience, possible in an ethos that is the result of a dynamic balance between reason and emotion. Therefore, independently of the ethical-moral education paradigm announced, the most important consequence is the generation of a new ethical and critical-reflexive attitude of people in all contexts of human activity, mainly in Education. In summary, the search for that new ethos, as we verified, may not be an easy, magic and final solution, but, without a doubt, is a promising beginning for a mutant process, necessarily continuous in its nature.
Palavras-chave: Ética
Educação Emocional
Prática Pedagógica
Comunicação Assertiva
Éthique
Éducation Émotionelle
Pratique Pédagogique
Communication Assertive
Ethic
Emotional Education
Pedagogic Practice
Assertive Communication
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: Faced/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29798
Data do documento: 5-Jun-2019
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Natalia_vol_1.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese_Natalia_vol_2.pdf3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.