Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29744
Tipo: Tese
Título: Princípios de design para o ensino de biologia celular: pensamento crítico e ação sociopolítica inspirados no caso de Henrietta Lacks
Autor(es): Paiva, Ayane de Souza
Autor(es): Paiva, Ayane de Souza
Abstract: Partindo da problemática de que o ensino de biologia celular tem sido realizado de modo cientificista e conceitualista, com pouco ou nenhum espaço para a discussão histórica, epistemológica e axiológica da ciência, esta pesquisa buscou desenvolver, a partir da fundamentação filosófica freireana, da perspectiva educacional Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente e do uso de Questão Sociocientífica, uma proposta de ensino – com princípios de design generalizáveis – que promova o debate sobre um problema ético de alterizações negativas, focalizando racismo, sexismo e opressão de classe. Tais alterizações negativas são reveladas de modo substancial no caso de Henrietta Lacks - mulher, negra e pobre que teve as células do colo do útero utilizadas para pesquisas sobre câncer sem seu conhecimento e consentimento no contexto de leis segregacionistas, na primeira metade do século XX, nos Estados Unidos. Não são raras as pesquisas que evidenciam a ausência de abordagens escolares que discutam ética, ao passo que muitos estudos ressaltam a importância de se acionar este tipo de discussão para o pensamento crítico (PC) discente. Deste modo, este trabalho teve por objetivo investigar princípios de design de uma Sequência Didática (SD) sobre mitose e câncer, inspirada na história de Henrietta Lacks, concebida com o propósito de promover as capacidades de PC e de proposição de ação sociopolítica (ASP) por estudantes do Ensino Médio (EM). Mais especificamente, objetivamos: a) analisar abordagens de biologia celular propostas para o ensino médio, por meio de uma revisão das experiências didáticas relatadas na literatura especializada; b) analisar formas de alterização pautadas na articulação entre racismo, sexismo e opressão de classe presentes no caso do uso das células de Henrietta Lacks; c) desenvolver princípios de design de uma SD sobre biologia celular, para mobilizar conteúdos em diferentes dimensões, com o propósito de promover as capacidades de PC e de proposição de ASP por estudantes do EM, d) analisar as implicações do processo de validação prévia de uma SD sobre mitose e câncer, por docentes de biologia e feministas, para o desenvolvimento da pesquisa de design educacional empreendida, e e) investigar princípios de design para o ensino de mitose e câncer de uma SD que visa promover capacidades de PC e de proposição de ASP. A partir de um trabalho colaborativo e adotando uma abordagem qualitativa, desenvolvemos esta investigação fundamentada na Pesquisa de Design Educacional, contemplando a fase preliminar, em que ocorre a análise do contexto e das necessidades, o desenvolvimento de um quadro conceitual baseado na literatura e no conhecimento docente, sistematizados por meio das respostas aos objetivos específicos a, b e c. Desenvolvemos também a fase de prototipagem, por meio do desenho da intervenção didática, da validação da mesma por docentes de biologia e feministas e pela investigação dos princípios de design, contemplando os objetivos ¬d¬ e e. Assim, foi realizado um ciclo de prototipagem com avaliação formativa para o aperfeiçoamento da intervenção, por meio do qual analisamos as potencialidades e os limites dos princípios de design testados empiricamente, no contexto real de sala de aula do Ensino Médio, do Instituto Federal da Bahia, Campus Camaçari. Esta investigação foi conduzida por meio da análise sobre o alcance das expectativas de ensino planejadas, a partir do uso de quatro ferramentas analíticas específicas: análise interacionista do grupo focal, análise crítica do discurso, ferramenta analítica sobre desenvolvimento das capacidades de PC e ferramenta analítica sobre elaboração de propostas de ASP. Os resultados apontam um conjunto de evidências que indicam a validade dos três princípios de design investigados. Contudo, para cada princípio de design e suas expectativas foram elencados alguns modos de aperfeiçoamento das práticas de ensino para melhor atender às expectativas apostadas, visando a iteração em estudos futuros. Esperamos que nossa pesquisa contribua para o ensino de biologia articulado com a educação das relações étnico-raciais, promotora de equidade de gênero e comprometida com transformações sociais positivas.
Starting from the problematic that the cell biology teaching has been developed with an excessive emphasis on concepts and also flerting with scientism, with little or no space for the historical, epistemological and axiological discussions on science, this research sought to develop, from the Freirean philosophical grounds, a Science-Technology-Society-Environment educational perspective and the use of Socio-Scientific Issues, a teaching proposal - with generalizable design principles - that promotes the debate about an ethical problem of negative othering, focusing on racism, sexism and class oppression. Such negative othering processes are revealed substantially in Henrietta Lacks' case – the case of a black and poor woman who had cervical cells used for cancer research without her knowledge and consent in the context of segregationist laws in the first half of the twentieth century, in the United States of America. Researches that evidence the absence of school approaches that discuss ethics are not uncommon, while many studies emphasize the importance of triggering this type of discussion for student critical thinking. Thus, this work aimed to investigate the design principles of a teaching sequence about mitosis and cancer, inspired by the history of Henrietta Lacks, designed to promote critical thinking skills and the proposition of sociopolitical action by high school students. More specifically, we aim: a) to analyze cell biology approaches proposed for High School, through a review of the didactic experiences reported in the specialized literature; b) to analyze forms of othering based on the articulation between racism, sexism and class oppression present in the Henrietta Lacks’ case; c) to develop design principles of a teaching sequence about cell biology, in order to mobilize content in different dimensions, with the objective to promote critical thinking skills and the proposition of sociopolitical action by high school students; d) to analyze the implications of the previous validation process of a teaching sequence on mitosis and cancer, by biology teachers and feminists, for the development of an Educational Design Research, and e) to investigate design principles for the teaching of mitosis and cancer of a teaching sequence that aims to promote critical thinking skills and sociopolitical action. From a collaborative work and adopting a qualitative approach, we developed this research based on the Educational Design Research, encompassing the preliminary phase, in which we carry out analyzes on the context and the needs, the development of a conceptual framework based on literature and teacher knowledge, systematized through the answers to the specific objectives a, b and c. We also developed the prototyping phase, through the design of the didactic intervention, the validation of the same by biology teachers and feminists and the investigation of the design principles, encompassing the objectives d and e. Thus, a prototyping cycle was carried out with formative evaluation for the improvement of the intervention, through which we analyzed the potentialities and the limits of empirically tested design principles in the real context of the High School classroom of the Instituto Federal da Bahia, Campus Camaçari. This research was conducted by analyzing the reach of planned teaching expectations, using four specific analytical tools: focus group interactional analysis, critical discourse analysis, analytical tool on the development of critical thinking skills, and an analytical tool on the elaboration of proposals of sociopolitical action. The results point to a set of evidences that indicate the validity of the three design principles investigated. However, for each design principle and its expectations, some ways of improving teaching practices were listed to better meet the expectations that were expected, aiming at iteration in future studies. We hope that our research could contribute to the teaching of biology articulated with the education of ethnic-racial relations, and the promotion of gender equity and positive social transformations.
Palavras-chave: biologia celular
design educacional
pedagogia crítica freireana
Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente
Questões Sociocientíficas
ética
CNPq: Ensino de Ciências
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
UEFS
metadata.dc.publisher.program: Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29744
Data do documento: 29-Mai-2019
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Ayane Paiva_PPGEFHC_2019.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.