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Tipo: Dissertação
Título: Para bom entendedor, meia palavra basta: um olhar sobre a formação do eu-leitor nas turmas de 1º ano do ensino médio do IF Sertão PE, Campus Santa Maria da Boa Vista.
Autor(es): Massena, Talita de Souza
Autor(es): Massena, Talita de Souza
Abstract: O texto “Para bom entendedor, meia palavra basta: um olhar sobre a formação do eu-leitor nas turmas de 1º ano do Ensino Médio do IF Sertão PE, Campus Santa Maria da Boa Vista” foi resultado de uma pesquisa que busca compreender como se trabalha – e se deve trabalhar – para desenvolver a habilidade leitora do estudante de 1º ano do IF Sertão PE, mais precisamente no Campus Santa Maria da Boa Vista. A pesquisa desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, envolveu estudantes de 1º ano e quatro professores de áreas de conhecimento diferentes, os quais, além de personagens essenciais para o processo de aprendizagem, são considerados como protagonistas do fenômeno estudado. Esta pesquisa foi realizada nas seguintes fases: a primeira foi o estudo documental das principais avaliações oficiais do governo para perfilar a condição da habilidade leitora do estudante de 9º ano do Ensino Fundamental e a análise da fundamentação teórica para fundamentar a defesa da ideia proposta; e a segunda foi realizada no Campus Santa Maria da Boa Vista, a partir das entrevistas aos professores e da realização de rodas de conversa com os alunos, instrumentos que serviram para a coleta dos dados, sempre embasada pelos estudos de grandes nomes como Kleiman, Solé, Lerner, Marcuschi, Freire e Ribeiro, entre outros. Ao final percebe-se que os resultados das avaliações oficiais do governo trazem um perfil do eu-leitor abaixo do projetado para a região, mas ainda assim não visto concretamente na sala de aula do 1º ano. Percebe-se que o estudante reconhece a importância de saber ler e que na escola, junto com os professores, tem mais condição de desenvolver sua habilidade leitora. Contraditoriamente, o professor acredita que o aluno não tem motivação para ler e que, quase sempre, a leitura é vista como responsabilidade do professor de português. Todos, no entanto, deixam transparecer que têm consciência da importância da leitura para a formação cidadã crítica e ativa, e que o processo de aprendizagem renderia melhores frutos se a habilidade leitora fosse melhor desenvolvida, não só como atividade exclusiva das aulas de português, mas com o esforço conjunto de todos os professores, em suas respectivas áreas de conhecimento.
ABSTRACT The text "For a good understanding, half a word is enough: a look at the formation of the reader in the 1st year of the High School of IF Sertão PE, Campus Santa Maria da Boa Vista" was the result of a research that seeks to understand how if one works - and one must work to develop the reading ability of 1st year student of IF Sertão PE, more precisely at Campus Santa Maria da Boa Vista. The research developed from a qualitative approach, involved 1st year students and four teachers from different areas of knowledge, who, besides being essential characters for the learning process, are considered as protagonists of the studied phenomenon. This research was carried out in the following phases: the first was the documentary study of the main official government assessments to profile the condition of the reading ability of the 9th grade elementary school student and the analysis of the theoretical basis to support the proposed idea; and the second one was held at Campus Santa Maria da Boa Vista, based on interviews with teachers and the carrying out of conversation with students, instruments that served to collect the data, always based on the studies of great names like Kleiman, Solé, Lerner, Marcuschi, Freire and Ribeiro, among others. In the end, it can be seen that the results of official government evaluations bring a profile of the I-reader below that projected for the region, but still not seen concretely in the first-year classroom. It is noticed that the student recognizes the importance of being able to read and that in school, together with the teachers, he is more able to develop his reading ability. Contradictory, the teacher believes that the student does not have motivation to read and that, almost always, the reading is seen as the responsibility of the Portuguese teacher. All, however, show that they are aware of the importance of reading for critical and active citizenship education, and that the learning process would yield better results if the reading skills were better developed, not only as an activity exclusively for Portuguese classes, but with the joint effort of all teachers, in their respective areas of knowledge.
RESUMEN El texto "Para buen entendedor, media palabra basta: una mirada sobre la formación del yolector en las clases de 1º año de la Enseñanza Media del IF Sertão PE, Campus Santa María de Boa Vista", fue el resultado de una investigación que busca comprender como se trabaja - y se debe trabajar - para desarrollar la habilidad lectora del estudiante de 1º año del IF Sertão PE, más precisamente en el Campus Santa María de Boa Vista. La investigación desarrollada a partir de un enfoque cualitativo, involucró a estudiantes de primer año y cuatro profesores de áreas de conocimiento diferentes, los cuales, además de personajes esenciales para el proceso de aprendizaje, son considerados como protagonistas del fenómeno estudiado. Esta investigación fue realizada en las siguientes fases: la primera fue el estudio documental de las principales evaluaciones oficiales del gobierno para perfilar la condición de la habilidad lectora del estudiante de 9º año de la Enseñanza Fundamental y el análisis de la fundamentación teórica para basar la defensa de la idea propuesta; y la segunda fue realizada en el Campus Santa María de Boa Vista, a partir de las entrevistas a los profesores y de la realización de ruedas de conversación con los alumnos, instrumentos que sirvieron para la recolección de los datos, que se basa en los estudios de grandes nombres como Kleiman, Solé, Lerner, Marcuschi, Freire y Ribeiro, entre otros. Al final se percibe que los resultados de las evaluaciones oficiales del gobierno traen un bajo perfil del yo-lector esperado para la región, pero aún así no visto concretamente en el aula del primer año. Se percibe que el estudiante reconoce la importancia de saber leer y que en la escuela, junto con los profesores, tiene más condiciones para desarrollar su habilidad lectora. Contradictoriamente, el profesor cree que el estudiante no tiene ninguna motivación para leer y, casi siempre, la lectura es vista como responsabilidad del maestro de lengua portuguesa. Todos, sin embargo, son conscientes de la importancia de la lectura para la educación crítica y activa la ciudadanía, y que el proceso de aprendizaje daría mejores frutos si la habilidad de lectura fuera más desarrollada, no sólo como una actividad exclusiva de las clases de portugués, pero también con el esfuerzo conjunto de todos los profesores, en sus respectivas áreas de conocimiento.
Palavras-chave: Leitura
Interesses na leitura
Cidadania
Ensino Médio
Língua Portuguesa
Habilidade leitora
Perfil leitor
Reading ability
Citizenship
Profile reader
1st year of high school
Portuguese language
La habilidad lectora
La ciudadanía
Perfil lector
1er año de la Enseñanza Media
Lengua portuguesa
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29671
Data do documento: 27-Mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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