Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29670
Tipo: Dissertação
Título: O ensino médio integrado do IF Sertão-PE: uma proposta para o monitoramento e avaliação do currículo.
Autor(es): Silva, Eliene
Autor(es): Silva, Eliene
Abstract: O presente Projeto de Intervenção (PI) teve como tema os cursos técnicos de nível médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, tendo por objetivo organizar uma estratégia para o acompanhamento do currículo, com foco nos mecanismos de monitoramento e avaliação do currículo desse nível de ensino. Este estudo buscou identificar os processos institucionais de atualização e qualificação dos projetos de cursos, por entender que é por meio deles que se estabelece o currículo, como também, procurou compreender como vem se dando os mecanismos de monitoramento e de avaliação do currículo desse nível de ensino. A investigação se deu por meio de pesquisa documental numa abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica de análise de conteúdo para o tratamento do material coletado. Destacamos que muitos dos materiais coletados são de acesso público, encontrados no site do IF Sertão-PE e no site do Ministério da Educação, entre eles: a Plataforma Nilo Peçanha, a Organização Didática do IF Sertão-PE. Os resultados da pesquisa apontaram a inexistência de um sistema de acompanhamento, que promova o monitoramento e a avaliação do currículo do ensino médio integrado, assim como uma preocupante desatualização dos projetos pedagógicos desse nível de ensino, o que nos permite supor haver inferência com os níveis de evasão e retenção de alunos, demonstrado por meio dos índices de eficiência acadêmica dos cursos técnicos de nível médio integrado. Portanto, como intervenção ao fenômeno pesquisado, foi proposta uma estratégia de acompanhamento do currículo integrado, com foco no monitoramento e na avaliação, por meio da implementação de um núcleo de caráter orgânico e institucional, com capacidades para mobilizar a instituição no sentido de desenvolver uma visão investigativa acerca das questões do currículo integrado.
ABSTRATCT The present Intervention Project (IP) has had as subject integrated middle school level technical courses at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sertão Pernambucano, aiming to organize a strategy for monitoring the curriculum, focusing on the mechanisms of curriculum’s monitoring and evaluation at this level of education. This study sought to identify the institutional processes for updating and qualifying the courses plans, by understanding that it is through them that the curriculum is established, as also it tried to understand how the mechanisms for monitoring and evaluating the curriculum are being carried on at this level of teaching. The research was manufactured using documentary research in a qualitative approach, using the content analysis technique for the treatment of the collected material. We highlight that many of the collected materials are publicly accessible, and can be found on both IF Sertão-PE and Ministry of Education websites; among them: the Nilo Peçanha Platform, the IF Sertão-PE Didactic Organization. The research results indicated the inexistence of a follow-up system that promotes monitoring and evaluation of the integrated middle school curriculum, as well as a worrying outdated pedagogical projects at this level of education, which allows us to assume that there might be an inference with the levels of student evasion and retention, demonstrated through the academic efficiency indexes of the integrated middle level technical courses. Therefore, as an intervention to the researched phenomenon, a strategy was proposed to monitor the integrated curriculum, with focus on monitoring and evaluation, through the implementation of a nucleus of organic and institutional character, with capacities to mobilize the institution in order to develop an investigative vision regarding the integrated curriculum matters.
Palavras-chave: Projeto de Intervenção
Educação Profissional
Ensino Médio Integrado
Currículo Integrado
Currículos
Institutos federais de educação, ciência e tecnologia
Intervention Project
Professional Education
Integrated Middle Education
Integrated Curriculum
CNPq: Educação
Ensino Médio Integrado
Currículo Integrado
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Currículo,Linguagens e Inovações Pedagógicas - Mestrado Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29670
Data do documento: 27-Mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto de Intervenção ELIENE SILVA Mestrado Profissional FACED UFBA.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.