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Tipo: Dissertação
Título: DANÇA E REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA INFANTIL: ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO EM UMA PROPOSTA ARTÍSTICO-EDUCATIVA
Autor(es): Azevedo, Maria Fernanda Silva
Autor(es): Azevedo, Maria Fernanda Silva
Abstract: A pesquisa trata de um estudo de caso exploratório, em uma abordagem com dança para crianças com paralisia cerebral, integrantes de um programa de reabilitação. Neste contexto, amplia-se a noção de arte exclusivamente terapêutica, trazendo a discussão para o entendimento de dança enquanto ação cognitiva do corpo. Para isso, são articulados os conceitos de embodiment (LAKOFF & JOHNSON, 1999), neuroplasticidade (LENT, 2001; KOLB & GIBB 2011, RAMACHANDRAN,2014; BERTHOZ, 2017), aprendizagem (MATURANA e VARELA, 1995), afetividade (DAMÁSIO, 2004; SILVA, 2015) e a cognição associada à Dança (KATZ, 2005; CALVO-MERINO 2004, 2006; WACHOWICZ, 2009; CROSS, 2012; HAGENDOORN, 2012). A pesquisa de campo envolve o trabalho com crianças com paralisia cerebral, realizado em uma instituição de reabilitação infantil. São discutidos os eixos de trabalho, as contribuições da intervenção para a autopercepção corporal destes pacientes e o entendimento da equipe sobre o assunto. Pretende-se, assim, contribuir para a disseminação do entendimento de Dança enquanto campo de conhecimento específico, em áreas diversas às das Artes, como a Saúde.
Palavras-chave: Dança
Reabilitação Infantil
Paralisia Cerebral
Embodiment
CNPq: DANÇA
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGDANÇA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Dança
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29659
Data do documento: 24-Mai-2019
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