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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fatores associados à violência interpessoal entre crianças de escolas públicas de Fortaleza, Ceará, Brasil.
Autor(es): Nobre, Caroline Soares
Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza
Noronha, Ceci Vilar
Frota, Mirna Albuquerque
Autor(es): Nobre, Caroline Soares
Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza
Noronha, Ceci Vilar
Frota, Mirna Albuquerque
Abstract: A escola presencia o crescimento das manifestações de violências interpessoais entre crianças e, nesta ótica, o artigo analisa a prevalência destas no relacionamento entre escolares e os seus fatores associados. Estudo transversal, com 874 alunos de escolas públicas municipais, de 10 e 11 anos idade, realizado no ano de 2013. Um questionário instrumentou a coleta de dados que foram submetidos à análise bivariada com cálculo de significância estatística entre as associações. Os resultados apontam que a criança agressora (83,2%) associa-se ao sexo masculino (RP = 1,08), bem como apanhar em casa (RP = 1,13) e ter uma família que incentiva o revide (RP = 1,17). A criança vítima (89,5%), a família que incentiva o revide (RP = 1,05) e, a participante de conflitos (93,6%), a família incentivar o revide (RP = 1,05) e a idade. A criança de 10 anos tem até 3,0% mais de chance de participar em situações de conflitos. A “família que incentiva o revide” associa-se as situações de agressão, de vítima e de participação em conflitos, o que enseja uma ressignificação dessas práticas familiares.
Palavras-chave: Violência
Relações familiares
Saúde escolar
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29602
Data do documento: 2018
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