Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29501
Tipo: Tese
Título: Avaliação da terapia fotodinâmica associando o laser vermelho a solução fenotiazínica sobre melanoma murino b16f10
Autor(es): Santos, Gustavo Miranda Pires
Autor(es): Santos, Gustavo Miranda Pires
Abstract: Este estudo trata-se da avaliação da terapia fotodinâmica associando uma solução fenotiazinica ao Laser vermelho (λ=660ηm) contra células de melanoma B16F10. Para tanto, foram realizadas três etapas: prospecção; avaliação da terapia fotodinâmica contra melanoma; avaliação da terapia fotodinâmica contra macrófagos infectados e não infectados. Deste modo foi possível demonstrar que a maior parte das patentes depositadas sobre o tema utilizam porfirinas como fotossensibilizador, que o maior depositante de patentes nesta área são os Estados Unidos da América e que as cincos maiores instituições depositantes são empresas privadas. Já na segunda fase do estudo foi demonstrada a capacidade da terapia fotodinâmica, associando uma solução fenotiazinica ao Laser vermelho (λ=660ηm), em aumentar a produção de ROS intracelular, bem como a produção massiva de autofagia, além de reduzir a proliferação de células de melanoma B16F10. Por último, a fim de avaliar a seletividade da terapia fotodinâmica, associando uma solução fenotiazinica ao Laser vermelho (λ=660ηm), foram usados macrófagos infectados e não infectados. Esta ultima etapa demonstrou-se que a terapia fotodinâmica, associando uma solução fenotiazinica ao Laser vermelho (λ=660ηm), reduz o número de patógenos intracelulares sem reduzir o número de macrófagos, este fato está associado à indução de um maior ‘burst’ oxidativo nos macrófagos que resulta na eliminação de patógenos. Enquanto, em macrófagos não infectados a terapia fotodinâmica, associando uma solução fenotiazinica ao Laser vermelho (λ=660ηm), não produziu o aumento de ROS. Assim foi possível concluir que a terapia fotodinâmica foi seletiva sendo capaz de causar alterações ultraestruturais e reduzir a proliferação de células de melanoma B16F10, mas incapaz de produzir o mesmo efeito em macrófagos, infectados ou não.
Palavras-chave: Câncer
Terapia Fotodinâmica
Laser
Autofagia
CNPq: Biotecnologia
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Renorbio -(Rede Nordeste de Biotecnologia)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29501
Data do documento: 14-Mai-2019
Aparece nas coleções:Tese (Renorbio)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutorado_Gustavo Pires.pdf7,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.