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Title: Experiência emocional de usuários com imagens da estrutura vestimentar afro-baiana: uma descrição de requisitos para o projeto pautado na emoção
Authors: Silveira, Carina Santos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Mariño, Suzi Maria Carvalho
Keywords: Design emocional;Arte e design;Moda afro-baiana;Requisitos projetuais;Engenharia kansei
Issue Date: 2-May-2019
Abstract: A presente pesquisa aborda como tema a moda e o design emocional, com direcionamento à análise da aparência vestimentar dada pela moda afro-baiana. Questiona-se como se dá a relação entre o design emocional e a moda afro-baiana, deste modo procura-se definir como as reações emocionais dos usuários às imagens de produtos de moda afro-baiana, podem revelar requisitos projetuais para o desenvolvimento de novos produtos. A questão problematizadora da pesquisa leva à situações hipotéticas de que existe relação direta entre a moda e o design emocional; que as imagens de produtos de moda afro-baiana podem despertar experiências emocionais, associadas a elementos visuais de arte e design; e que tais experiências podem gerar requisitos projetuais, importantes na projetação de novos produtos de moda. Para a confirmação das hipóteses apresentadas faz-se uso do método de engenharia kansei, que permite compreender as experiências emocionais dos usuários com os produtos; com o suporte das técnicas de grupo focal, que objetiva a discussão sobre a moda e consequente seleção de dados a serem utilizados no método; bem como a construção e aplicação da escala de diferencial semântico, utilizada no registro das impressões emocionais de usuários. A análise descritiva das variáveis, através da técnica de correção das emoções com os elementos de design, bem como a análise estatística descritiva dos dados coletados através de métodos não paramétricos como o teste de Kruskal-Wallis e teste de comparações múltiplas de Nemenyi, permitiram sintetizar e hierarquizar os dados coletados, bem como traçar uma síntese de variáveis e requisitos projetuais que norterão novos projetos em design de moda afro-baiana. Conclui-se a pesquisa no cumprimento do seu objetivo geral, porém mais além revela-se a relevância da prática projetual pautada nas emoções, da discussão e implementação de método e técnicas para a compreensão emocional da interação do sujeito com o produto, bem como a relevância em aprofundar a discussão sobre o design emocional.
ABSTRACT The present research addresses the theme of fashion and emotional design, with focus on the analysis of the apparel look provided by Afro-Bahian fashion. The question is: what is the relation between emotional design and Afro-Bahian fashion? This is to try to define how the emotional reactions of the users to the images of Afro-Bahian fashion products can reveal design requirements for the development of new products. The problematic research question leads to hypothetical situations that there is a direct relationship between fashion and emotional design; that images of Afro-Bahian fashion products can awaken emotional experiences associated with visual elements of art and design; and that such experiences can generate design requirements that are important in the design of new fashion products. To confirm the presented hypotheses, the study used the kansei engineering method, which helps to understand the emotions that users confer to the products; with the support of focus group techniques, aiming at the discussion about the fashion and consequent selection of data to be used in the method; as well as the construction and application of the semantic differential scale used to record users’ emotional impressions. The descriptive analysis of the variables was done using the technique to correct emotions about the design elements, as well as the descriptive statistical analysis of the data collected through non-parametric methods such as the Kruskal-Wallis test and the Nemenyi multiple comparisons test to help synthesize and hierarchize the collected data, and to frame a synthesis of variables and design requirements that will guide new projects in Afro-Bahian fashion design. In conclusion, the research accomplished its general objective. Furthermore, it proved the relevance of the projective practice based on the emotions, of the discussion and implementation of method and techniques for the emotional understanding of the interaction of the subject with the product, as well as the relevance in deepening the discussion about emotional design.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29413
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