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Title: Bibliografia básica e complementar para os cursos de graduação da UFBA: uma construção conjunta pelo docente e pela biblioteca, à luz das normas do INEP
Authors: Sousa, Flávia Bulhões de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Lubisco, Nídia Maria Lienert
Keywords: Biblioteca universitária;Bibliografias;Cursos de graduação;Avaliação do INEP;University library-information sources;University library-management;Undergraduate courses- bibliographies;INEP evaluation
Issue Date: 2-May-2019
Abstract: Esta pesquisa aborda a criação das bibliografias básicas e complementares dos cursos de graduação da UFBA, pela biblioteca universitária e pelos docentes, à luz das normas do INEP. Tem como objetivo avaliar o comportamento do professor, a partir: dos critérios de seleção adotados para a construção das bibliografias; das suas dificuldades no uso de fontes de informação; da informação sobre quais as fontes ele utiliza para sua atualização didático-pedagógica; ademais, pretende-se conhecer quais obstáculos ele encontra para repassar informações para a biblioteca. A pesquisa foi realizada, do ponto de vista teórico, a partir de uma revisão da literatura e das normas governamentais na área de educação superior. Para abordagem metodológica, foi utilizado o método indutivo. Quanto aos objetivos, o método adotado tem um caráter exploratório, uma vez que buscou conhecer um fenômeno ainda obscuro, ocorrido dentro da universidade. Apresenta uma natureza qualitativa e quantitativa, uma vez que vai usar respostas de docentes e dados estatísticos sobre essa população. A população foi constituída pelos docentes que ministram os componentes curriculares obrigatórios do primeiro e do penúltimo semestre dos cursos de graduação mais novos e mais antigos da UFBA, atendidos pelas bibliotecas universitárias, selecionadas por sua representatividade de quantidade de cursos por área de conhecimento dentro da Universidade. O recorte dos componentes curriculares pretende atender os objetivos específicos da pesquisa que apuram o fluxo de informação referente à indicação e à aquisição das bibliografias básicas e complementares dos cursos. Assim, este estudo procurou trazer à luz procedimentos organizacionais, desconhecidos ou mesmo desconsiderados por parte dos indivíduos implicados com o contexto da biblioteca, dos cursos e da universidade. A análise dos dados, comparativamente à realidade conhecida e vivenciada pelas bibliotecas universitária da UFBA, revelou a falta de conhecimento dos docentes acerca do fluxo e dos instrumentos de planejamento acadêmico, o que dificulta a trajetória da informação, como também o entendimento conceitual sobre bibliografia básica e complementar. Com relação às fontes de informação, os docentes passaram a consultá-las via rede, sem seguir os critérios de qualidade que a biblioteca adota, segundo o que estabelece a Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções. Este fato ocasiona um alheamento em relação às fontes de informação especializada, disponibilizadas. Segundo indicam os resultados, os docentes apontaram dificuldades no repasse das informações sobre as bibliografias básicas e complementares para a biblioteca de sua unidade, revelando a incomunicabilidade da biblioteca com eles, o que ocasiona prejuízo na interação informação–discente, como também prejudica a avaliação in loco dos indicadores da biblioteca, realizada pelo INEP. Espera-se que este estudo contribua, propondo soluções e orientações inovadoras na comunicação com os docentes, no seu processo de construção das bibliografias dos componentes curriculares e para a política de desenvolvimento de coleções das bibliotecas universitárias.
This research deals with the creation of basic and complementary bibliographies of UFBA undergraduate courses, the university library and the teaching staff, in the light of INEP standards. The objective of this study is to evaluate the behavior of the teacher, based on: the selection criteria adopted for the construction of bibliographies; difficulties in the use of information sources; of information about which sources he uses for his didactic-pedagogical update; Besides, it is intended to find out what obstacles he encounters in order to pass information to the library. The research was carried out, from a theoretical point of view, based on a review of the literature and government standards in the area of higher education. The inductive method was used for the methodological approach. As for the objectives, the adopted method has an exploratory character, since it sought to learn about a phenomenon, which is still obscure, occurred within the university. It presents a qualitative and quantitative nature since it will use the professor's responses as well as statistical data about this population. The population was constituted by the professors who teach the compulsory subjects in the first and second semesters of the UFBA's newest and oldest undergraduate courses, attended by university libraries, selected for their representativeness of the number of courses per area of knowledge within the University. The subjects intends to meet the specific objectives of the research, which determines the flow of information regarding the indication and acquisition of the basic and complementary bibliographies of the courses. Thus, this study sought to bring to light the organizational resources, which are unknown, or even disregarded, by individuals involved with the context of the libraries, courses and university. The data analysis, compared to the reality known and experienced by UFBA university libraries, revealed the lack of knowledge of some professors about the flow and the instruments of academic planning, which hinders the course of information, as well as the conceptual understanding about basic and complementary. Regarding the information sources, the professors began to consult them via the network, not following the quality criteria that the library adopts, according to what the Policy of Formation and Development of Collections is established. According to the results, the professors pointed out difficulties in passing information about both basic and complementary bibliographies to the library of their unit. It showed the incommunicability of the library with them, harming the information-student interaction, as well as impairing the evaluation in locus of the library indicators, carried out by INEP. It is hoped that this study contributes by proposing innovative solutions and guidelines in the communication with professors, with their process of construction of the subject bibliographies and for the development of collections policy in university libraries.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29411
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