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Tipo: Tese
Título: Processo de capacitação em Gestão de Farmacêuticos do SUS: um estudo sobre transferência de treinamento e fatores condicionantes
Autor(es): Lacerda, Joslene Barreto
Autor(es): Lacerda, Joslene Barreto
Abstract: Esta tese tem como objetivo avaliar a transferência de treinamento do modelo pedagógico Plano Operativo (MPPO) adotado pelos Cursos em Gestão da Assistência Farmacêutica do SUS (GAF – Especialização EAD/SUS), financiados pelo Ministério da Saúde, para capacitar em gestão os farmacêuticos inseridos na rede de serviços público de saúde. Esse Curso na modalidade EAD foi coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo sido capacitados um total de 2.472 farmacêuticos de diferentes regiões geográficas do Brasil, durante o período de 2010 a 2015. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e avaliativo, e contempla uma pesquisa do tipo documental e levantamento censitário, com coleta de dados, realizada através de questionário online com base no inventário do LTSI (Holton,1996) e nos objetivos de ensino do modelo pedagógico Plano Operativo (MPPO), adotado para ensinar planejamento como instrumento de gestão. Foi utilizada análise fatorial exploratória (AFE) para a busca de evidências de validade estatística da escala de transferência do MPPO, análise fatorial confirmatória (AFC) e Modelagem de Equações Estruturais (MEE), para estimar as relações de interdependências entre os fatores do LTSI de Holton (1996) e a transferência do MPPO. O resultado revelou um instrumento consistente e válido para a população em estudo, apresentando uma estrutura bifatorial, composta por nove itens que se relacionam entre si, permitindo analisar a transferência a partir de dois construtos do planejamento estratégico situacional (PES): (i) o conhecimento crítico e (ii) a tomada de decisão. Esse instrumento foi aplicado a todos os egressos que responderam ao questionário online, para avaliar suas percepções sobre a transferência de treinamento do MPPO para o contexto do trabalho. Os resultados da avaliação revelaram que houve transferência de treinamento do MPPO nos seus dois construtos, percebida através de mudanças comportamentais dos egressos, sendo maior para o construto “conhecimento crítico”. A motivação para transferir foi revelada como o fator que exerce maior influência sobre os dois constructos da transferência do MPPO. O constructo ‘conhecimento crítico’ sofre influência dos seguintes fatores: motivação para transferir, design do treinamento, capacidade pessoal para transferir, resistência /abertura a mudanças e sanções do supervisor. Já o constructo ‘tomada de decisão’ é influenciado pelos fatores motivação para transferir, auto eficácia de desempenho e, com uma magnitude menor, o fator oportunidade de uso. Os resultados desta pesquisa apresentam indícios importantes sobre a transferência de treinamentos para a área da Assistência Farmacêutica, no contexto da saúde pública brasileira, e serve de reflexão para outros contextos mais gerais, além de se constituir em um ponto de partida para investigações futuras nesta área, com as evidências de validação da escala do MPPO. Além disso, disponibiliza informações para subsidiar os organizadores e o financiador do curso, Ministério da Saúde, no planejamento de treinamentos futuros desta natureza. Por fim, contribuem para o aprimoramento do MPPO, visando potencializar a transferência do Planejamento Estratégico Situacional (PES) no processo de tomada de decisão por profissionais de saúde, em especial o farmacêutico, com vistas a produzir melhorias na assistência farmacêutica do SUS.
This thesis aims to evaluate the transference of training from the pedagogic method Operational Plan (PMOP) adopted by the Specialization Courses about The SUS Pharmaceutical Assistance Management (SCPAM/SUS), funded by the Health Ministry, to capacitate in management those pharmacists who work on the public health services. This method was adopted by the SCPAM/SUS as a Distance Education Course, coordinated from Santa Catarina Federal University (SCFU). It was possible to capacitated 2472 pharmacists from different geographical regions all over Brazil in the period of 2010 to 2015. This is a descriptive and evaluative study which includes a documentary and census survey. Data collection was performed through online questionnaire based on LTSI inventory (Holton, 1996) and on the aims of education of the pedagogic method Operation Plan (PMOP), which was adopted to teach planning as a management tool. It was utilized exploratory factorial analysis (EFA) to obtain evidence statistical of validation of PMOP transference scale; confirmatory factorial analysis (CFA) and modeling of structural equations (MSE) were used to estimate interdependence relationships among Holton (1996) LTSI factors and PMOP transference. The result showed a consistent and valid instrument to the population of study, displaying a two-factorial structure which is composed of nine items that relate to each other. It was possible to analyze the transference from two constructs of the strategic situational planning (SSP): (i) the critical knowledge and (ii) the decision making. This instrument was applied to all the graduates who answered the online questionnaire to evaluate their perceptions about the transference of training of PMOP to the context of work. The results of this evaluation revealed that there was transference of PMOP in its two constructs, which was realized through behavioural changes of graduates, being greater for the construct “critical knowledge”. The motivation to transfer was revealed as the factor which has the highest influence in the two constructs of PMOP transference. The construct “critical knowledge” suffers influence of factors: motivation to transfer, training design, personal capacity to transfer, opposition/availability to changes and sanctions from the supervisor. The constructor “decision making” suffers influence of factors: motivation to transfer, self-efficacy of performance and, with a lower magnitude, the factor use opportunity. Although the results of this research cannot be generalized, they show important indications about the transference of trainings to Pharmaceutical Assistance, in the Brazilian health context. They also allow reflection to other general contexts, besides being the beginning to future investigations in this area with PMPO scale validation. Besides that, the results provide some information to subsidize the organizers and the financier of the course, Ministry of Health, in the planning of future trainings of this nature. Finally, they contribute to obtain PMPO enhancement to potentiate the transference of strategic situational planning (SSP) in the process of decision making by health professionals, especially pharmacists, which aims to achieve improvements in SUS pharmaceutical assistance.
Palavras-chave: Transferência de treinamento
Avaliação de treinamento
Planejamento Estratégico Situacional (PES)
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29353
Data do documento: 24-Abr-2019
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