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Tipo: Tese
Título: Feiraguay ou Chinafeira? um estudo organizacional sobre a inserção de chineses no Feiraguay, Feira de Santana - Bahia
Autor(es): Alfaya, Taiz Vieira
Autor(es): Alfaya, Taiz Vieira
Abstract: Esta tese trata dos chineses no Feiraguay, centro comercial de referência localizado na cidade de Feira de Santana - Bahia. O objetivo geral é compreender a inserção de chineses no Feiraguay, o que se desdobra nos seguintes objetivos específicos: descrever o Feiraguay; descrever as práticas dos chineses no Feiraguay; analisar as interpretações dos agentes do campo sobre as práticas dos chineses no Feiraguay; interpretar os capitais dos agentes do campo na relação com os chineses no Feiraguay. Trata-se de uma pesquisa indutiva e qualitativa, com uso do método etnográfico, tendo como técnicas: observação direta e participante, entrevistas, pesquisa documental, descrição densa e elaboração de diários de campo. Dar voz aos agentes do campo foi um compromisso assumido desde o início da pesquisa o que resultou no registro e valorização das polifonias. Do estudo de campo emergem as categorias êmicas de análise: ameaça, segregação, controle, ilegalidade, informalidade, invasão e política. Quando vistas estas categorias, o Feiraguay assume a perspectiva de arena simbólica de disputas onde os agentes, comerciantes chineses e comerciantes brasileiros travam lutas pelo espaço de comércio. A partir do campo são feitas as escolhas teóricas ancoradas nos conceitos de espaço social, campo, habitus e dos capitais: econômico, social, cultural e simbólico de Bourdieu; sendo esses conceitos usados como categorias éticas de análise. A interpretação da inserção dos chineses no Feiraguay é feita por meio da identificação das práticas e disposições que formam o habitus dos comerciantes chineses e dos comerciantes brasileiros e que influenciam o hibridismo das lógicas de funcionamento do campo, as quais são baseadas em disputas. Com o intuito de apontar uma classe de agentes dominantes no Feiraguay, foram examinados os capitais de cada grupo. Por fim, o conceito de violência simbólica surge como uma resposta à atuação da classe dominante no Feiraguay que atua sobre uma classe dominada e que, por sua vez, se mostra cúmplice dessa dominação.
This paper deals with the Chinese people at Feiraguay, a reference commercial center located in the city of Feira de Santana - Bahia. The general objective is to understand the insertion of Chinese at Feiraguay, which leads to the following specific goals: to describe Feiraguay; describe the practices of the Chinese at Feiraguay; to analyze the interpretations from the field agents on the practices of the Chinese at Feiraguay; to interpret the capitals of the field agents regarding to their relationship with the Chinese at Feiraguay. It is an inductive and qualitative research, using the ethnographic method, having as techniques: direct and participant observation, interview, documentary research, dense description and elaboration of field diaries. Giving voice to the field agents was a commitment made since the beginning of the research, which resulted in the recording and valuation of polyphonies. From the field study emerges the emic categories of analysis: threat, segregation, control, illegality, informality, invasion and politics. When overviewed those categories, Feiraguay assumes the perspective of a symbolic arena of disputes where field agents, Chinese merchants and Brazilian merchants fight for trade space. From the field are made the theoretical choices anchored in the concepts of social space, field, habitus and capital: economic, social, cultural and symbolic by Bourdieu; being these concepts used as ethical categories of analysis. The interpretation of the insertion of the Chinese at Feiraguay was made from the identification of the practices and dispositions that form the habitus of Chinese merchants and Brazilian merchants and which influence the hybridity of the logics of the field operation, which are based on disputes. With the intention of pointing out a class of dominant agents at Feiraguay, the capitals of each group were examined. Finally, the concept of symbolic violence emerges as a response to the ruling class's performance at Feiraguay that acts on a dominated class and, in its turn, is complicit in this domination.
Palavras-chave: Centro comercial
Chinês
Etnografia
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29328
Data do documento: 16-Abr-2019
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