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Tipo: Dissertação
Título: LAÇOS PARTIDOS: ESTUDO DA DECADÊNCIA FAMILIAR NOS ROMANCES OS MAIAS (EÇA DE QUEIRÓS), OS BUDDENBROOKS (THOMAS MANN) E CINZAS DO NORTE (MILTON HATOUM)
Autor(es): Silva, Danilo Sales de Queiroz
Autor(es): Silva, Danilo Sales de Queiroz
Abstract: Investigamos a recorrência do tema da decadência familiar em três romances de grande reconhecimento literário: Os Maias (Eça de Queirós), Os Buddenbrooks (Thomas Mann), Cinzas do Norte (Milton Hatoum). Através da análise comparativa, traçamos alguns paralelos entre as obras estudadas, verificando haver entre elas algumas linhas de forças que nos permitem identificá-las num mesmo rol. Classificando-as como romances de decadência familiar, notamos que, nas narrativas em estudo, a incidência do mal que proporciona a queda familiar existe como latência no agrupamento e emerge com maior força em um dos seus membros. Essa irrupção do maldito desencadeia o desmembramento – ou a desagregação – do grupo, o qual estava, desde sempre, ameaçado pelo germe da diferença que se encontrava na sua formação. Percebemos nessa desestruturação das famílias um direcionamento particular: a decadência que se impõe ao grupo está presente também na sociedade circundante à qual aludem as narrativas. Logo, estudamos essas famílias como representações metonímicas das sociedades e das nações em que se desenrolam as histórias dos romances, apontando para a crítica que fizeram os romancistas sobre o seu próprio tempo. Por meio da análise das crises por que passavam os ambientes em que viviam, os três escritores associaram as trajetórias dessas famílias em queda aos caminhos que tomava a sociedade de suas épocas.
This work comprehends the investigation of the recurrence of the ―family decline‖ theme. Our investigation is based on three important novels, well known on literary studies: Os Maias (Eça de Queirós), Os Buddenbrooks (Thomas Mann), Cinzas do Norte (Milton Hatoum). Using the comparative analysis, we have tried to look for parallels among the novels, and we have verified some resemblances that allow us to unite them as a proper kind of Literature. Those novels were classified as ―family decline novels‖, since we noticed that, during the narratives, some kind of evil was responsible for the family decay. First as latency that transpierce the generations, this evil shows up in one of the group members. This irruption of the family curse promotes the separation among the family members (or the growth of the abyss among them). Anyway, the family was always threatened by the germ of the difference, which was in the base of its foundation. We have perceived that the disruption of the families on those novels has a particular parallel: the decay imposed to the family group is also noticed in the society referred on the stories. Therefore, our study focuses on the families as metonymic representations of the society and nations where the novels stories take part. Also we point to the fact that those novelists made hard critics to the ambiance of their own living. When they wrote the evolution – actually, the fate – of these families‘ downfalls, they were writing about the societies‘ crisis as well. And, mostly, they were associating the paths taken by the ―family on decline‖ to the paths taken by the society on its decadence.
Palavras-chave: Literatura comparada
Decadência familiar
Hatoum, Milton, 1952-
Mann, Thomas, 1875-1955
Queirós, Eça de, 1845-1900
CNPq: Letras
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29317
Data do documento: 15-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

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