Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29286
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: "A menina do chapéu preto" Relato de experiência de uma pessoa com deficiência auditiva – sentimentos, vivências e olhares
Autor(es): Costa, Silvia Kelen Carvalho
Autor(es): Costa, Silvia Kelen Carvalho
Abstract: Esta comunicação tem como objetivo retratar a experiência vivenciada por uma pessoa com deficiência auditiva. Simples. Sim, seria se não fosse a situação de que esta pessoa é estudante de Fonoaudiologia e assim, pretende-se aqui, não apenas tratar de um relato de experiência com certas notas de um caráter autobiográfico, mas antes disso, compartilhar das vivências no mundo contemporâneo, a partir do olhar de alguém com um tipo de diferença e que ainda, além disso, é capaz de ver-se pelo paradigma do próprio “especialista”. Tendo como enfoque os sentimentos, percepções e desafios vivenciados por pessoa com deficiência inserida no ensino superior público. Sobretudo, esse relato busca sensibilizar o olhar do profissional de saúde por meio da visão duplamente favorecida da autora enquanto usuária-estudante de fonoaudiologia, na humanização do cuidado ao olhar o outro como alguém detentor de sentimentos e angústias e não meros números dentro do sistema público. Ressalta-se a importância da atenção às singularidades com as quais os profissionais de saúde atuam assim como, os reflexos disso na constituição subjetiva dos sujeitos com os quais mantemos contato. Viabilizando, dessa forma, contribuições positivas para o aporte cientifico nesse campo de atuação.
Palavras-chave: Deficiência Auditiva
Fonoaudiologia
CNPq: Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: ICS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29286
Data do documento: 11-Abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Silvia Kelen Carvalho Costa.pdf427,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.